UFMA premia pesquisadores que se destacaram em 2013

editada pro quali
Por Ivanildo Santos 19 de dezembro de 2013

editada pro qualiA solenidade de premiações do Mérito Científico Professora Maria Ozanira da Silva e Silva dos Editais Enxoval e Pró-Publicação realizada na tarde desta segunda-feira, 16, no auditório Central Castelo Branco, movimentou a comunidade acadêmica. A premiação foi promovida pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e tem como objetivo premiar pesquisadores da UFMA, que se destacaram pela relevante produção científica nas grandes áreas do conhecimento e por suas contribuições à Ciência e à Tecnologia.

O Comitê Assessor do Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA-PROQUALI foi responsável por selecionar os docentes que receberam a premiação e ainda um auxílio pesquisa para o desenvolvimento dos seus projetos de pesquisa. “A preimação de hoje tem vários simbolismo e um deles é a consolidação de nosso projeto de investimento, além de ser importante ampliar a nossa pós-graduação em stricto sensu, mestrado e doutorado”, declarou o reitor da UFMA, Natalino Salgado

O reitor ressaltou que é a primeira vez na história da Pós-Graduação um prêmio Científico que recebe o nome da Professora Ozanira Silva, que é exemplo na área da pesquisa e desenvolvimento ético e dedicação universidade e ao mesmo tempo homenagea outros professores, entrega de premiações e de enxoval que são incentivos para professores. Segundo ele, esse projeto tem ajudado a viabilizar e consolidar como política pública. E isso vem cada vez mais ampliar nesse universo perspectivo para que universidade possa ser uma produtora do conhecimento da ciência e d inovação. Ele fez questão de lembrar as parcerias. “As parcerias com CAPES, CNPq e FAPEMA qeu tem nos dado bastante suporte nos editais, nas bolsas de nossos pesquisadores,nossa Pós-Graduação. Uma parceria que vem dando certo”, afirmou.

A Diretora Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Cláudia Alves, pontuou a parceria com a UFMA. “A FAPEMA tem contribuído substancialmente através de auxílios, editais e com um quantitativo de bolsas em instituições públicas e privadas. A UFMA tem sido beneficiada com esses editais”, observou. Ela disse ainda que no momento em que se avalia a Pós-graduação o Prêmio contribui para que os pesquisadores se sintam mais entusiasmados em realmente publicarem seus trabalhos. “Esse é o reconhecimento que a gente espera que tenha cada vez mais e que produza não só para instituição, mas também para ciência”, declarou da diretora.

Participaram da solenidade, além do reitor da UFMA, Natalino Salgado, e da diretora científica da Fundação, Cláudia Maria Alves, que na ocasião representou a presidente da Fundação, Rosane Nassar Meireles Guerra, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho Silva e o consultor sênior do PROQUALI, Emídio Cantídio;

O Prêmio homenageou também o antropólogo Sérgio Ferreti, que agradeceu o reconhecimento. “Eu estou muito contente e satisfeito pelo reconhecimento da Universidade. É um apoio pelo trabalho que a gente vem desenvolvendo a muito tempo. Quanto ao mérito científico é um estímulo e tanto para os recém-doutores que estão voltando”, observou o antropólogo.

A homenageada Ozanira Silva contou sobre os 47 anos dedicados integralmente à instituição com dedicação integral na tentativa de contribuir com questões sociais.E considera um reconhecimento que representa estímulo e aumenta responsabilidade que tem com a universidade, alunos, professores e com a sociedade brasileira.”Meu trabalho é um trabalho coletivo, de um grupo de pesquisa de várias pessoas que trabalham juntas e que estão na interlocução acadêmica, então sem esse trabalho coletivo, não existiria minha indicação. Minha indicação é expressão de um trabalho coletivo”, falou.