Trabalho apoiado pela FAPEMA recebe prêmio nacional em Recife
Durante o mês de abril aconteceu em Recife (PE) o VIII Encontro da Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL), evento voltado para biólogos, especialmete os que se dedicam ao estudo de tubarões e raias.
O trabalho apoiado pela FAPEMA “Registro de uma fêmea grávida de Pritis pristis (Elasmobranchii: Pristidae) na costa norte do Brasil”, apresentado pela acadêmica de mestrado em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ana Paula Martins, recebeu o Prêmio Carlous Maria Vooren.
A pesquisa, que venceu na modalidade melhor trabalho científico na categoria profissional, é desenvolvida sob coordenação e orientação dos professores Drº Jorge Luiz Silva Nunes (UFMA/Chapadinha), Drº Getúlio Rincón (UniCEUB), Drº Nivaldo M. Piorski (UFMA/São Luís). A premiação ocorreu no dia 4 de abril, na Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Segundo a mestranda, o trabalho trata do “registro de uma fêmea grávida de P. pristis, espécie de tubarão rara e em eminente risco de extinção, capturada em águas marinhas rasas do litoral do Maranhão e relata aspectos reprodutivos, como fecundidade uterina, tamanho e estágio de desenvolvimento dos embriões”.
Ana Paula Martins comenta ainda que o apoio da FAPEMA foi fundamental para a apresentação no Encontro. “Fui para o evento através da bolsa do edital Estágio. Dessa forma a FAPEMA é parte dessa conquista, e foi uma honra receber o Prêmio”, ressalta.
O evento
Este ano, o tema do encontro foi ‘O Desafio das Pesquisas e Estudos Aplicados à conservação de Tubarões e Raias’.
A Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (Tubarões e Raias), SBEEL, é uma entidade civil de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, fundada em 1º de agosto de 1997.
Formada pelos maiores especialistas e pesquisadores do país e do mundo, SBEEL é hoje uma das mais importantes sociedades científicas dedicadas aos elasmobrânquios do planeta.