Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água recebeu 558 trabalhos científicos de todo país
A equipe de coordenação da XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, evento que acontecerá pela primeira vez no Piauí, em Teresina, nos próximos dias 8 a 13 de agosto, está satisfeita com a participação de profissionais de pós-graduação, graduação e estudantes de todo o país. O evento, que deve ter em torno de 700 participantes, recebeu 558 Trabalhos Científicos de todo o país.
Dos 558 trabalhos, a coordenação da RBMCSA selecionou 48, que serão apresentados pelos seus autores oralmente durante as Sessões Técnicas, inseridas na programação. Os demais Trabalhos Científicos enviados serão apresentados durante os dias do evento em forma de banner, entre as 10h e 11h30 da manhã. “Em cada Sessão Técnica, serão apresentados quatro trabalhos, que estejam relacionados com o tema da Sessão. Por exemplo, na que tratará sobre Manejo de Bacias Hidrográficas, quatro trabalhos escolhidos serão apresentados dentro desta sessão e cada autor terá 20 minutos para a sua apresentação”, explicou o presidente da Reunião Brasileira, pesquisador da Embrapa Meio Norte, em Teresina, Luiz Fernando Carvalho Leite. Ao todo, o evento terá 14 Sessões Técnicas.
Luiz Fernando Leite disse que a participação e o nível dos trabalhos enviados é satisfatória e que a partir desses trabalhos novas ideias e novas formas de pensar vão surgir. “É importante a geração de informações científicas relacionadas às novas estratégias para a agricultura conservacionista no Brasil, que é o tema central do evento, pois a partir dos trabalhos e também das conferências e palestras, a serem abordadas nestes seis dias, provavelmente novos conhecimentos e focos de pesquisa surgirão”, acrescentou.
A XVIII Reunião Brasileira está com a programação pronta e promete ser um grande evento, tendo em vista que especialistas reconhecidos estarão presentes abordando os principais temas da atualidade em quatro grandes conferências, 11 palestras, 14 sessões técnicas e vários ciclos de debates. O evento acontecerá no Rio Poty Hotel. A abertura solene da RBMCSA será domingo (08), a partir das 20 horas com coquetel de boas vindas. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas na página eletrônica www.cpamn.embrapa.br/rbmcsa . Para dúvidas e mais informações: (86) 3089-9101, contatos pelo e-mail rbmcsa2010@cpamn.embrapa.br .
Programação – XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água
08 a 13 de agosto, no Rio Poty Hotel
Domingo 08/08/2010
09:00 Entrega de Material
12:30 Almoço
14:30 às 16:00 Entrega de Material
20:00 Abertura Solene/Coquetel
Segunda-Feira 09/08/2010
08:00 Conferência de Abertura Internacional
A Long-Term Perspectives For Sustainable Farming in the World – Dr. Donald Reicosky (USDA/ARS)
09:30 Conferência de Abertura Nacional
Novas Estratégias para Implementação de uma Agricultura Conservacionista no Brasil – Dr. José Eloir Denardin (Embrapa Trigo)
10:30 Intervalo
11:00 Apresentação de Pôsteres
12:30 Almoço
14:00 Sessões Técnicas (Simultâneas)
S. T. 1
Manejo de bacias hidrográficas para produção de água – Prof. Dr. Antenor de Oliveira Aguiar Netto (UFS)
S. T. 2
Matéria Orgânica do Solo e o Comportamento Físico e Mecânico para Fins de Manejo do Solo – Prof. Dr. João Alfredo Braida (UTFPR)
S. T. 3
Geotecnologias para detecção automática de mudanças de uso da terra – Dra. Margareth Simões P. Meireles (Embrapa Solos)
S. T. 4
Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração – Prof. Dr. Wanderley José de Melo (UNESP)
17:00 Encerramento
Terça-Feira 10/08/2010
08:00 Conferência de Abertura
Manejo e conservação do solo e da água no Brasil: Uma Retrospectiva até o presente e uma projeção para o futuro. – Prof. Dr. Ildegardis Bertol (CAV/UDESC)
09:30 Palestras
Palestra 1
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) como Modelo para Agricultura Conservacionista em Diferentes Biomas Brasileiros – Dr. Manuel Cláudio Motta Macedo (Embrapa Gado de Corte)
Palestra 2
Condicionador de solo a base de resíduos orgânicos carbonizados (/biochar/) e funcionalizados: Estratégia para Aumento da Qualidade do Solo e Seqüestro de Carbono. – Dr. Etelvino Henrique Novotny (Embrapa Solos)
Palestra 3
Fósforo e Mudanças no Uso da Terra: Desafios e Perspectivas – Prof. Dr. Ignacio Hernan Salcedo (UFPE)
Palestra 4
Transferência de Tecnologia em Manejo e Conservação do Solo e da Água no Brasil: Como está, como deve ser e o que fazer para efetivamente executá-la. – Dr. Oromar João Bertol (Emater/PR)
Palestra 5
A cultura do Eucalipto, seus Potenciais e Riscos Para Conservação dos Solos do Meio-Norte Brasileiro – Prof. Dr. Julio Cesar Lima Neves (UFV) e Prof. Dr. Gualter Guenther Costa da Silva (UFRN)
10:30 Intervalo
11:00 Apresentação de Pôsteres
12:30 Almoço
14:00 Palavra do Produtor
A Palavra do Produtor – Experiências em Manejo e Conservação do Solo – Sr. Oswaldo Massao – Fazenda Santa Luzia – São Raimundo das Mangabeiras (MA)
15:00 Intervalo
15:30 Sessões Técnicas (Simultâneas)
S. T. 1
Indicadores de Sustentabilidade para o Manejo e Conservação do Solo e da Água – Dra. Ana Paula Turetta (Embrapa Solos)
S. T. 2
A Contribuição da Física do Solo para a definição do crescimento e produtividade dos cultivos – Prof. Dr. José Miguel Reichert (UFSM)
S. T. 3
O Papel dos Sistemas Agroecológicos para Conservação do Solo e da Água e para o Aumento da Produção de Alimentos na Agricultura Familiar – Prof. Dr. Eduardo de Sá Mendonça (UFES)
S. T. 4
Papel da fixação biológica de nitrogênio na conservação do solo e no manejo sustentável – Dra. Verônica Massena Reis (Embrapa Agrobiologia)
S. T. 5
Manejo de adubos orgânicos na região semi-árida – Prof. Dr. Rômulo César Menezes (UFPE)
17:00 Encerramento
Quarta-Feira 11/08/2010
08:00 a 11:30
Palestra 1:
Impacto Potencial da Intensificação da Produção de Bovino de Corte nas Emissões de Gases Efeito Estufa – Dr. Robert Boddey (Embrapa Agrobiologia)
Palestra 2:
Fitorremediação e Conservação do Solo – Prof. Dr. Luiz Roberto Guimarães Guilherme (UFLA)
08:00 Ciclo de Debates
Retomada, Redefinição e Intensificação da Pesquisa em Erosão e Conservação do Solo e da Água no Brasil
08:00 A situação e as necessidades da Região Sul – Prof. Dr. Elemar Antonino Cassol (UFRGS)
08:30 A situação e as necessidades da Região Sudeste – Dr. Gerson Salviano de Almeida Filho (IPT)
09:00 A situação e as necessidades da Região Centro-Oeste – Profa. Dra. Selma Simões de Castro (UFG, IESA)
09:30 Intervalo
10:00 A situação e as necessidades da Região Nordeste – Prof. Dr. Ivandro de França da Silva (UFPB)
10:30 A situação e as necessidades da Região Norte – Prof. Dr. Valdinar Ferreira Melo (UFRR)
11:00 Discussão, Conclusões e Recomendações
12:00 Almoço
14:00 Sessões Técnicas (Simultâneas)
S. T. 1
Balanço de Carbono e Nitrogênio em Áreas do Semi-Árido Brasileiro – Dra. Vanderlise Giongo Petrese (Embrapa Semi-Árido)
S. T. 2
Relação Solo-Máquina no Manejo e Conservação do Solo e da Água – Prof. Dr. Zigomar Menezes de Souza (UNICAMP)
S. T. 3
Conservação do Solo em Sistemas de Agricultura sem Queima na Região Amazônica – Dr. Osvaldo Kato (Embrapa Amazônia Oriental)
S. T. 4
Qualidade de Solo nos Cerrados das Novas Fronteiras Agrícolas – Dr. Dirceu Kepler (Embrapa Soja)
S. T. 5
Modelagem de erosão e de processos hidrosedimentológicos como ferramenta para a Conservação dos Solos – Prof. Dr. Jean Minella (UFRGS)
17:00 Encerramento
Quinta-Feira 12/08/2010
08:00 Conferência de Abertura
Emissão para a atmosfera e seqüestro de gases tóxicos no Brasil por meio da agricultura: Fatos e Falácias – Dra. Magda Aparecida de Lima (Embrapa Meio Ambiente)
09:30 Palestras
Palestra 1
Desertificação no Semi-Árido Nordestino e Estratégias de Recuperação – Prof. Dr. Mateus Rosas Ribeiro (UFRPE)
Palestra 2
Modelagem da Dinâmica da Matéria Orgânica do Solo em Sistemas Agrícolas – Prof. Dr. Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (USP/ESALQ)
Palestra 3
Agricultura de Precisão no Brasil: Avanços, Dificuldades e Impactos no Manejo e Conservação do Solo, Segurança Alimentar e Sustentabilidade – Dr. Álvaro Vilela de Resende (Embrapa Milho e Sorgo)
Palestra 4
Agentes e processos principais que agravam os desafios para o uso sustentável dos solos na periferia amazônica – Prof. Dr. Emanoel Gomes de Moura (UEMA)
10:30 Intervalo
11:00 Apresentação de Pôsteres
12:30 Almoço
14:00 Plenária Final e Encerramento
Sexta-Feira 13/08/2010
07:00 Excursão Técnica – Tabuleiros Litorâneos – Parnaíba – PI