Prorrogado até dia 12 prazo para submissão de artigos para o livro “Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Por Sandra Viana 5 de janeiro de 2024

Militantes do movimento negro, pesquisadores, detentores de manifestações culturais afro-maranhenses, quilombolas e povos tradicionais de terreiro interessados em submeter suas propostas ao edital FAPEMA/SEIR n° 15/2023 ganharam um prazo adicional para realizar suas inscrições. O edital teve inscrições prorrogadas até o dia 12 deste mês. A chamada, que está disponível no site www.fapema.br, é fruto de parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Secretaria de Estado de Igualdade Racial.

O objetivo do edital é selecionar 18 artigos para integrarem o livro “POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL: educação, cultura, saúde, liberdade religiosa, desenvolvimento sustentável e garantia de direitos”. “A proposta do livro é divulgar as mais diversas experiências de combate ao racismo, promoção de ações  e  projetos  nas  áreas  que  compreendem  a  Política  de  Promoção  de Igualdade Racial do Maranhão”, destacou o presidente da Fundação, Nordman Wall.

A prorrogação do prazo para submissão de propostas, segundo o secretário da Seir, Gerson Pinheiro, “possibilita a maior participação na chamada pública que abrirá espaço para artigos na promoção da igualdade racial. Uma importante iniciativa do governo do estado”.

MAIS INFORMAÇÕES

Os texto devem ser inédito e  enviados  em  formato  PDF,  na  plataforma  PATRONAGE (https://patronage.fapema.br/), com o mínimo de 12 e máximo de 20 páginas, além da cópia de RG e CPF e currículo lattes atualizado.

São critérios de pontuação: a relevância do trabalho para o desenvolvimento do Maranhão, o impacto social e contribuição para promoção da igualdade racial, o grau de inovação e/ou originalidade do trabalho e a qualidade do texto (coerência e coesão textual, objetividade).

A análise de mérito e relevância do artigo apresentado será realizada pelo Comitê de Julgamento, composto por professores pesquisadores com qualificação de doutores que integram o quadro de consultores ad hoc da FAPEMA.