Projetos estratégicos entre o Brasil e Suíça têm apoio do CNPq
Para estimular a cooperação internacional entre Brasil e Suíça, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq/MCT) lança seu primeiro edital de 2011. Serão investidos cerca de R$ 3 milhões para apoiar propostas para a execução de projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), entre o CNPq e a Secretaria de Estado para Educação e Pesquisa da Suíça (SER), com a Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), como executora.
A oportunidade é parte do Plano de Ação Brasil-Suíça 2009-2011, assinado entre os ministros de C&T dos dois países em outubro de 2009.
O apoio, dado exclusivamente a projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovação, busca dar maior mobilidade aos cientistas e pesquisadores vinculados a redes temáticas de pesquisa, selecionando projetos de alta relevância estratégica para ambos os países, os quais, preferencialmente, devem apresentar contrapartida financeira de fontes nacionais ou internacionais.
Segundo o gestor do edital, Flávio Velame, a Suíça tem um grande número de grupos de pesquisa de excelência e há um forte e mútuo interesse em reforçar a cooperação científica e tecnológica. “Recebemos no CNPq uma delegação suíça de alto nível em agosto de 2010, quando discutimos nossas prioridades e especificamos os temas que seriam contemplados no presente edital. Será uma oportunidade de apoiar projetos conjuntos de forma bastante consistente, inclusive com bolsas no exterior inseridas em projetos, algo recente no CNPq”, afirmou.
Os projetos devem abranger aos seguintes temas de interesse: Energia e Meio ambiente, com foco em “energias renováveis”; Saúde e Meio ambiente, com foco em “doenças negligenciadas” e “alimentação e nutrição funcional”. Cada proposta pode solicitar o valor máximo de R$ 350 mil para o financiamento da mobilidade internacional, bolsas de pós-doutorado e doutorado-sanduíche e outros custeios, com prazo de vigência do projeto em até 24 meses.
O pesquisador interessado em participar do edital deve ter título de doutor, currículo cadastrado na Plataforma Lattes, experiência em projetos de cooperação internacional e qualificação equivalente à de pesquisador Categoria 1 do CNPq, ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, residente no Brasil e ainda ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.
As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/), até 15 abril. A contratação das propostas aprovadas será feita partir de 1º de agosto próximo.
Confira na íntegra o Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/001.htm