Professor Luciano Façanha lança nesta sexta-feira,16, o livro “Filosofia e Literatura: da Antiguidade Clássica à Modernidade da Ilustração”

Por Elizete Silva 15 de agosto de 2024

Nesta sexta-feira, 16 de agosto, às 19 horas, a Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping, será palco do lançamento da obra “Filosofia e Literatura: da Antiguidade Clássica à Modernidade da Ilustração”, do Professor Dr. Luciano da Silva Façanha. O livro que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) e reúne uma rica curadoria de produções científicas que exploram a complexa interação entre filosofia e literatura.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PPGCULT) da UFMA e doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Luciano aborda questões filosóficas relacionadas à arte tanto na sua própria produção como através da orientação de teses e dissertações de mestres e doutores do PPGCULT.

Dividida em duas partes, a obra oferece ao leitor três capítulos inéditos e um excerto, além de 13 ensaios anteriormente publicados em revistas brasileiras. Segundo o autor, a obra busca proporcionar uma visão ampla sobre a relação nem sempre amistosa entre filosofia e literatura, oferecendo aos estudantes e pesquisadores um contexto histórico que permite desvendar as articulações e fronteiras entre essas duas áreas.

Nordman Wall, presidente da FAPEMA, ressalta a importância do apoio à produtividade em pesquisa para a produção de obras como esta: “A prática docente vai muito além da sala de aula, e entre docentes da pós-graduação, parte dessa prática se traduz em produção acadêmica de alto nível. Ao incentivar esses pesquisadores a escrever e publicar, estamos proporcionando à sociedade o acesso a estudos e reflexões de interesse público.”

Luciano Façanha parabeniza a FAPEMA pelo incentivo às ciências humanas e sociais e destaca a relevância de sua obra para a sociedade: “O financiamento para a publicação de uma obra interdisciplinar como esta, além de promover a divulgação da pesquisa, estimula novos pesquisadores e materializa para o leitor a importância de trabalhos com fôlego acadêmico nas ciências humanas e sociais. A FAPEMA tem cumprido seu papel fundamental de fomentar pesquisas em todas as áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento e formação humana em nosso estado.”

A sessão de autógrafos e o lançamento do livro serão abertos ao público, e todos estão convidados a participar deste momento que celebra o conhecimento e a produção científica no Maranhão.