Produção Intelectual sobre Cento Histórico: encerra nesta sexta-feira (17) prazo para submissão de propostas ao edital
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID) estão com edital aberto voltado para pesquisadores com produção intelectual concluída sobre o Centro Histórico da cidade de São Luís, em todas as áreas de conhecimento. A chamada pública está aberta no site da Fundação no endereço www.fapema.br até esta sexta-feira (17).
Com o edital conjunto FAPEMA/SECID, o Governo do Estado visa apoiar pesquisas científicas sobre essa região da capital maranhense com a finalidade de preservar seu valor histórico e cultural e propor estratégias para o desenvolvimento e efetivação de políticas públicas, no âmbito dos polos de atuação do programa Nosso Centro: Polo Habitacional; Polo Tecnológico; Polo Cultural, Turístico e de Lazer; Polo Comercial e Gastronômico; Polo Institucional.
O edital FAPEMA/SECID n° 07/2020 Levantamento e Sistematização da Produção Intelectual sobre o Centro Histórico é a segunda etapa do Acordo de Cooperação nº 02/2020 FAPEMA/SECID assinado em 05 de maio de 2020. O acordo busca garantir o desenvolvimento e a divulgação das Políticas Públicas no âmbito do programa Nosso Centro. A iniciativa visa, ainda, dar celeridade à democratização do levantamento e sistematização de produções acadêmicas disponíveis sobre o Centro Histórico, assim garantindo a maximização da acessibilidade, além de maior visibilidade à sociedade de um acervo de informações históricas por meio de produções intelectuais digitalizados no RI-FAPEMA, Repositório Institucional da FAPEMA denominado Plataforma BURITI, que integra a Política para Acesso Aberto ao Conhecimento Científico da FAPEMA.
Autores que tiverem suas obras intelectuais depositadas na Plataforma Buriti, por intermédio do presente edital, serão considerados pesquisadores de notória experiência e referência regional, no objeto de pesquisa do programa Nosso Centro.