Presidentes da FAPEMA e da AGERP discutem ações visando fomentar a agricultura familiar
O Governo do Estado reforça as iniciativas para avanço e melhoria da qualidade da produção rural, a na capacitação técnica, com ações que promovam a formação do profissional do campo. Neste sentido, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), avança nas tratativas para lançamento de edital de Residência em Ciências Agrárias, que tem parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP). Nesta quarta-feira (9), o presidente da fundação, Nordman Wall, reuniu com presidente da AGERP, Sandro Montenegro, e professores da Univesidade Estadual do Maranhão para definir os termos da chamada pública que será lançada em breve. A proposta é que a especialização qualifique técnicos e produtores maranhenses.
“Observamos a necessidade de capacitação profissional específica nesta área. Há uma grande demanda por um conhecimento mais técnico e direcionado. Entendemos que essa especialização nas Agrárias vai contribuir para que tenhamos técnicos mais qualificados para atuar na área e isso terá um importante reflexo para a melhoria da qualidade da produção agrícola em nosso estado. Temos esse direcionamento do governador Carlos Brandão, que prioriza os investimentos e políticas públicas nesta área”, ressaltou o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.
A especialização em Residência em Ciências Agrárias será voltada para graduados em Zootecnia, Veterinária, Agronomia, entre outras, e também, para técnicos da área. A previsão é que sejam disponibilizadas, em primeiro momento, 100 vagas. Os graduados e técnicos serão acompanhados por supervisor e coordenadores da UEMA, Uemasul e AGERP.
“Essa será uma exitosa parceria para ampliar a formação dos graduados na área e levarmos capacitação e assistência técnica aos produtores rurais. Temos a certeza de que esta especialização trará um grande ganho para o segmento no Maranhão. O governador Carlos Brandão tem compromisso com o desenvolvimento desta área e com o avanço dos produtores, entendendo que, se a produção cresce, movimenta a economia, melhora a renda das famílias e o Maranhão se desenvolve”, avaliou o presidente da AGERP, Sandro Montenegro.
A especialização também terá parceria com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). As conversas para implantação da qualificação vêm sendo realizadas desde o mês de março e a próxima etapa será a divulgação de edital, formalizando o convênio entre as instituições. Participaram da reunião, as professoras da UEMA, Marlie Barros e Silva e, de forma online, Luísa de Araújo.