Pesquisador apoiado pela FAPEMA é o único brasileiro a integrar banca de editores da revista internacional Scientific Report

Seu grupo de pesquisa é dedicado a pesquisas focadas no combate às mudanças climáticas, usando soluções baseadas na natureza.
Por Sandra Viana 12 de abril de 2023

O professor maranhense Denilson da Silva Bezerra é o único brasileiro convidado a fazer parte da banca de editores da revista internacional Scientific Reports. O periódico pertence ao grupo da Nature e publica pesquisas nas áreas das ciências naturais, saúde e engenharias. O convite surgiu a partir de dois projetos de pesquisa que ele desenvolvia à época e que receberam apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). A participação do Maranhão no seleto grupo reforça o êxito dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na ciência e inovação.

Os trabalhos ‘Simulação das dunas nos Lençóis Maranhenses’ e ‘Desmatamento, fragmentação e emissão de carbono na Amazônia maranhense’, apoiados pela FAPEMA, do edital Universal, renderam ao professor o convite para compor a banca de editores da revista internacional. Seu grupo de pesquisa é dedicado a pesquisas focadas em questões de aumento do nível do mar, desmatamento e emissão de carbono na Amazônia Legal brasileira e no combate às mudanças climáticas, usando soluções baseadas na natureza.

“O governador Carlos Brandão tem feito significativos investimentos em todas as áreas e a ciência e tecnologia é uma delas. Para nós, ao vermos os pesquisadores do Maranhão brilhando e se destacando mundo afora, é uma grande satisfação. Parabenizamos o professor Denilson Bezerra por sua conquista e por estar representando muito bem nosso estado”, enfatizou o diretor da FAPEMA, Nordman Wall.

A revista Scientific Reports, do grupo Nature é um periódico internacional de acesso aberto e divulga trabalhos considerados originais de todas as áreas das ciências naturais, psicologia, medicina e engenharia. O professor integra o corpo editorial da publicação, desde 2019, formando equipe com pesquisadores da Holanda, Alemanha e Estados Unidos.

“Esse convite foi motivado pelo reconhecimento de nossas pesquisas direcionadas a eventos de elevação do nível do mar, avaliação de emissão e sequestro de carbono por parte dos ecossistemas/biomas/maranhenses e por nossas discussões voltadas à busca de soluções baseadas na natureza para reduzir os impactos das mudanças climáticas. Sinto-me profundamente honrado por ter a chance de contribuir, não apenas como pesquisador mas, também, na condição de editor em uma coleção baseada em um tema extremamente importante”, pontuou o professor Denilson Bezerra.

Ele destaca que o apoio da FAPEMA foi de fundamental importância para sua participação na banca editora do periódico. “A FAPEMA apresenta vital importância nesse processo, pois todos os meus projetos, equipamentos, bolsas de iniciação e da pós-graduação dois últimos anos são frutos do fomento de nossa fundação de amparo à pesquisa”, evidenciou.

Denilson Bezerra é graduado em Ciências Aquáticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituição da qual é professor adjunto do Departamento de Oceanografia e Limnologia. Tem especialização em Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mestrado em Saúde e Ambiente pela UFMA e doutorado em Ciência do Sistema Terrestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atua como Membro do Conselho Editorial de Relatórios Científicos desde 2019.

RENOME INTERNACIONAL

Além do professor maranhense, integram a equipe de editoria da Scientific Reports o holandês Rouhi Farajzadeh, que é professor associado da Universidade de Tecnologia de Delft e trabalha em tecnologias de armazenamento de hidrogênio subsuperficial, membro desde 2021; o estadunidense Jianwei Lié, que é professor associado do Departamento de Agricultura e Ciências Ambientais da Tennessee State University e membro desde 2015; e o alemão Salman Qureshi, afiliado à Universidade Humboldt de Berlim e membro do Conselho Editorial de Relatórios Científicos desde 2022.

Por meio do link https://www.nature.com/collections/bgiajfaigd/guest-editors, pesquisadores podem submeter seus artigos à revista, que tenham como temática Mudanças Climáticas

 

Texto: Sandra Viana