Parente do peixe-boi é encontrado em Madagáscar

peixeboi
Por Ivanildo Santos 17 de dezembro de 2009

Cientistas da Universidade de McGill, em Montreal, no Canadá, encontraram um fóssil de uma nova espécie de sirenipeixeboia, uma ordem de mamíferos marinhos e herbívoros, que viveu entre 80 milhões e 90 mil anos atrás. A pesquisa foi realizada na ilha de Madagáscar e, segundo os especialistas, é o primeiro fóssil de mamífero, deste período, encontrado no país africano.

O fóssil do Eotheroides lambondrano – como foi chamado – possui crânio e algumas costelas, com aproximadamente dois metros de comprimento. Foi considerado pigmeu em relação à seus parentes, os dugongos (que medem entre 2,4 e 3 metros de comprimento) e os peixes-boi (dependendo da espécie mede até 4 metros de comprimento), e foi apelidade de sirenia pigmeu.

A cientista e líder dos estudos Karen Samonds afirmou que a descoberta desse animal é muito importante, pois, segundo ela, “há uma enorme lacuna de fósseis desse período”. Além disso, Samonds disse que a sirenia pigmeu é uma ligação entre os mamíferos marinhos primitivos, aos que hoje vivem na Terra.

Outro fato que torna a descoberta da sirenia pigmeu muito importante é que seus parentes mais próximos viveram na região onde hoje fica a Índia e o Egito, no norte da África e sul da Ásia, enquanto Madagáscar fica no sudeste africano.