Parceria entre FAPEMA, Iterma e IFMA fortalece política de regularização fundiária no Maranhão

Por Laércio Marques 30 de janeiro de 2024

Com a finalidade de promover avanços e contribuir com a política de regularização fundiária do Governo do Maranhão, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) formalizaram parceria estratégica. O convênio ‘Gestão Aplicada em Regularização Fundiária’, firmado entre as instituições, representa um marco importante para o desenvolvimento social e a consolidação das ações de gestão, voltadas a este setor, no estado.
O programa, já em execução, além de ser uma oportunidade para qualificação profissional, contribui para a aceleração de regularização fundiária. Setenta bolsistas estão atuando no programa com bolsa mensal de R$ 4 mil.

O convênio é voltado para profissionais com formação em Administração, Agronomia ou Engenharia Agronômica, Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Comunicação e Marketing, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Geografia, História e Recursos Humanos, que obterão conhecimentos em planejamento e gestão administrativa, a partir da inserção direta no ambiente de trabalho, com carga de 40 horas semanais. Os desempenhos serão avaliados pela qualidade, produtividade e resultado social.

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, enfatizou a importância estratégica dessa parceria para o Maranhão, que poderá contribuir para agilizar processos de regularização e permitir monitoramento mais eficiente dos impactos sociais positivos. “Estamos comprometidos em utilizar a pesquisa científica como ferramenta poderosa para embasar as ações do Iterma. Essa parceria é uma demonstração clara do nosso compromisso em contribuir para a construção de um Maranhão mais justo e igualitário, onde todos tenham acesso aos seus direitos fundamentais, incluindo o direito à terra”, destacou.

Para o presidente do Iterma, Anderson Ferreira, são ações estratégicas que atendem às políticas institucionais. Ele pontua que o convênio desempenha importante papel ao promover e apoiar as iniciativas do instituto. “O convênio supervisiona atividades essenciais, permitindo aos participantes o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para o exercício profissional. E a demanda por profissionais qualificados na área de regularização fundiária e reordenamento agrário tem crescido rapidamente. Com seus 51 profissionais especializados em diversas áreas, o programa é uma inovação na gestão pública. O projeto visa atender às exigências do mercado de trabalho, fornecendo competências essenciais para a atuação eficiente nos setores cruciais do Iterma, desde regularização fundiária até a gestão administrativa”, afirmou.

O convênio atende a demanda por profissionais qualificados nesta área de atuação, que tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Neste sentido, a parceria concretiza a união de esforços entre o setor da pesquisa científica e das ações práticas, para viabilizar iniciativas com foco na regularização fundiária, unindo conhecimento técnico-científico e expertise, em questões da área.

Contemplados na chamada pontuaram a satisfação pela oportunidade e o reflexo para impulso às suas carreiras profissionais. Importância deste convênio em sua vida profissional. Para o geógrafo Wenderson Carlos da Silva Teixeira, o projeto traz a possibilidade de colaborar com pesquisas científicas e tecnológicas, além de fortalecer o elo entre a academia e o setor público. “É extremamente gratificante. Estou tendo a chance de me aperfeiçoar e aprender sobre regularização fundiária. Neste sentido, a FAPEMA se torna extremamente importante para o fomento e desenvolvimento da pesquisa, conexão com o mercado e desenvolvimento regional. Isso pode ter impactos positivos na economia e na qualidade de vida das comunidades”, frisou.

Por meio do convênio, a bióloga Berilene Costa Oliveira está atuando no setor de Assentamento e Desenvolvimento Rural do Iterma. Ela pontua que, “o projeto é de grande importância e incentivo, e apoio da FAPEMA tem reflexo em nossa bagagem profissional, que terá mais qualidade e nos abrirá portas no mercado de trabalho, no qual apresentaremos, na teoria e prática, o que aprendemos”.

A engenheira agrônoma Liliane Ribeiro Nunes avaliou o projeto como um marco em sua vida profissional. “É um convênio que absorve uma gama de profissionais muito qualificados e a mim, dá a oportunidade de aplicar meus conhecimentos acadêmicos e desempenhar um papel ativo no desenvolvimento do Maranhão. A FAPEMA é fundamental neste cenário educacional e profissional, por impulsionar a produção científica local e exercer influência positiva nas formações acadêmicas”, reforça.

A ação conjunta FAPEMA e Iterma e IFMA vai em direção das ações de fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária e reflete a visão do governo estadual para um Maranhão mais inclusivo e equitativo. “Esta parceria está alinhada com a política do Governo do Maranhão, que tem priorizado ações de regularização fundiária como um pilar fundamental para a transformação socioeconômica do estado. Tais políticas são instrumentos indispensáveis para a promoção da justiça social”, complementou Nordman Wall.