Obra apoiada pela FAPEMA avalia uso integrado das tecnologias digitais em sala de aula
No decorrer dos anos, o Brasil avançou no uso das tecnologias de informação e comunicação, principalmente no que se refere à internet e dispositivos móveis como o celular, segundo apontam grandes institutos de pesquisas nacionais. Os dados indicam a necessidade de um olhar mais atento dos professores, e toda equipe pedagógica das escolas, para maior integração tecnológica em sala de aula. É sobre esta busca que trata o livro ‘Integração de Aplicativos Móveis na Prática Docente”, lançado no último sábado na Livraria AMEI pela Pesquisadora Larize Kelly Garcia Ribeiro Serrra. A obra foi publicada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
Presente no lançamento, o presidente da Fapema, Nordman Wall pontua a importância em apoiar e valorizar os pesquisadores do Maranhão, garantindo o devido espaço para que desenvolvam e publiquem pesquisas com esta que é fruto do mestrado em Cultura e Sociedade, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da pedagoga Larize Kelly.
“O Governo do Estado tem consciência de que, estimular a pesquisa é promover o desenvolvimento, o avanço das áreas de impacto social, neste caso, da melhoria da educação. Com esses incentivos, o Estado tem garantido a publicação de livros e a defesa do direito autoral, fomentado essa motivação”, avaliou.
Na agenda de lançamento, que reuniu colegas e familiares da autora, houve momento de apresentação da trajetória da pesquisadora, contada pela professora do Colégio a UFMA, Aldenora Rezende, e apresentação da obra pelo professor da UFMA, João Bonttentuit, que fez o prefácio do livro.
A pesquisadora explica que há um grande uso das tecnologias digitais em sala, mas, não há a integração destas no cronograma escolar. Para compor a obra, ela conversou com 124 professores do Instituto Federal do Maranhão, IFMA, analisou o Projeto Pedagógico Institucional da entidade, além de 42 planos de ensino e seis planos de curso. “O intuito é analisar até que ponto os professores estavam integrando ou não, os aplicativos de celulares na prática docente. E há diferença do uso, que pode ser feito de qualquer forma e sem propósito educacional; e a integração, é planejada e deve constar no plano pedagógico da instituição”, explica Larizze Serra.
Ela concluiu que os docentes avaliados têm características de que usa e integra, mas, para esta integração de fato, é necessário que haja quatro pilares: infraestrutura, descrição nos documentos macros da instituição, conhecimento específico e formação continuada do docente. “Neste estudo, apontamos as sugestões, fragilidades e possibilidades para que a instituição possa fazer esta integração destas tecnologias digitais no currículo escolar”, reforça.
Larizze Serra enfatiza que, “se a pesquisa não tem uma contribuição para transformar a realidade, ela não tem razão de ser e o trabalho realizado na obra terá continuidade” e acrescenta que, para ela, “é muito mais importante ver esta transformação dos documentos oficiais da instituição e poder contribuir com meu estudo para esta atualização, pois, esse é o objetivo macro de uma pesquisa deste porte e que dá sentido ao fazer pesquisa”.
A obra soma-se a outros mais de 500 títulos, das mais diferentes áreas do conhecimento, que integram o acervo da biblioteca da FAPEMA. Todas são fruto de estudos dos pesquisadores maranhenses e que podem ser adquiridos e consultados pela comunidade acadêmica e população em geral. As obras estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, na Biblioteca da FAPEMA, que fica, na rua Perdizes, bairro Renascença.
Perfil
Larizze Serra é graduada em Pedagogia pela UFMA, especialista em Gestão Educacional Integradora pela Faculdade Atenas Maranhense (FAMA) e mestra em Cultura e Sociedade pela UFMA. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da UFMA. Atua como pedagoga do IFMA, desde 2015. Tem experiência na área de educação, com ênfase em supervisão, coordenação e gestão escolar, educação à distância, educação em saúde e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica , na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).