Ministra Luciana Santos prestigia pesquisa maranhense em visita ao stand do Governo na SBPC

Por Elizete Silva 27 de julho de 2023

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, visitou o stand do Governo do Estado, durante as atividades da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na programação da tarde dessa quarta-feira (26). O maior evento científico da América Latina acontece em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), até o dia 29 de julho.

Durante a visita, Luciana Santos destacou a importância da participação do Maranhão no evento científico. “Cada vez mais, os estados e municípios estão compreendendo o seu papel na política de ciência e tecnologia. Estivemos com a secretária de Ciência e Tecnologia do Maranhão, por mais de uma vez, e, tenho certeza de que, conjuntamente, desenvolveremos várias ideias para beneficiar a população do Maranhão e do Brasil”, frisou Luciana Santos.

A ministra aproveitou para parabenizar as iniciativas do Governo destinadas ao avanço da ciência e tecnologia do Maranhão. No stand, ela foi recebida pela secretária-adjunta da SECTI, Wasti Cunha, pelo diretor Científico da FAPEMA, Cristiano Capovilla, e por professoras das universidades Estadual do Maranhão (UEMA) e da região Tocantina (UEMASUL), que expõem trabalhos no espaço do governo no pavilhão da ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que ocorre durante a SBPC.

A ExpoT&C reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresariam e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Além de explanação sobre as ações do Governo na área de CT&I, a ministra foi presenteada com um bumba meu boi e uma boina de reggae, símbolo da cultura popular e folclórica do São João maranhense, além de livros editados com apoio da fundação e material sobre a produção científica.

A secretária-adjunta de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Wasti Cunha pontuou o simbolismo da presença da ministra no evento científico. “O Maranhão está aproveitando essa vitrine que é a SBPC e, também, a presença da ministra Luciana Santos, para mostrar o que o estado produz na pesquisa científica. Isso reforça essa importância, e temos a certeza de que muitas parcerias virão entre o Governo e o MCTI”, destacou.

O diretor Científico da FAPEMA, Cristiano Capovilla, representando o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, ressaltou o protagonismo da fundação maranhense, que levou à SBPC projetos com forte potencial de contribuição ao desenvolvimento da área, resultados de investimentos do Governo. “Para nós, foi uma alegria receber a ministra Luciana Santos no stand do Maranhão e mostrar um pouco da produção científica maranhense”, destacou Capovilla.

A SBPC reúne pesquisadores, acadêmicos, estudantes e profissionais de diversas áreas, mobilizados pelo avanço científico e tecnológico do país.