Inscrições para o Prêmio Fapema podem ser feitas até sexta-feira, 02

panfletopremio
Por Ivanildo Santos 30 de setembro de 2009

panfletopremioAs inscrições online para o Prêmio Fapema 2009 foram prorrogadas até sexta-feira, 02 de  outubro. A entrega da documentação, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), pode ser feita até às 17h de segunda-feira, 05. A prorrogação do prazo se deu em razão da sede da Fundação ter ficado sem energia durante quase toda a tarde desta quarta-feira, 30, último dia de inscrição para o prêmio. A falta de energia também deixou o site da fundação fora do ar por um longo período, o que impossibilitou as inscrições online.

 Podem participar do Prêmio Fapema estudantes do ensino fundamental, médio, da graduação, pesquisadores mestres e doutores, profissionais da comunicação social, inventores locais e mestres do saber popular. O valor das premiações, em 2009, varia de R$1.800,00 a R$5.800,00. A íntegra do edital está disponível no site da Fapema, no endereço www3.fapema.br/premio

 O Prêmio Fapema é pioneiro no Norte/Nordeste e um dos maiores do país. A iniciativa busca difundir e apoiar a pesquisa científica produzida no Maranhão, premiando os trabalhos que se destacaram na ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é estimular e incentivar o pesquisador a buscar linguagem criativa e inovadora para popularizar a ciência e a tecnologia, mostrando como a vida de cada um depende das descobertas científicas e suas aplicações tecnológicas.

 O tema da premiação este ano é “A Refinaria Premium e o Desenvolvimento do Maranhão” e foi escolhido com o intuito de fomentar discussões acerca desse grande empreendimento a ser implantado no município de Bacabeira (MA). Os trabalhos concorrentes ao Prêmio, contudo, não precisam estar necessariamente atrelados à temática da premiação

 O Prêmio Fapema 2009 está dividido em sete categorias:

 1) PESQUISADOR JÚNIOR –  Destinado aos alunos do ensino médio, técnico ou fundamental de Instituições de Educação Básica do Estado do Maranhão, que estejam, comprovadamente, envolvidos em atividades de pesquisa, sob a orientação de um professor/pesquisador.  O prêmio contemplará o estudante e o seu orientador, com um único trabalho vencedor.

 2) JOVEM CIENTISTA –  Destinado aos estudantes de curso de graduação de Instituições de Ensino Superior do Estado do Maranhão regularmente matriculados, que estejam, comprovadamente, envolvidos em atividade de pesquisa, sob a orientação de um professor/pesquisador.

 3) TALENTO MARANHENSE – Destinado aos estudantes maranhenses, com a melhor dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado, que concluíram curso de pós-graduação Stricto sensu (Mestrado ou Doutorado), entre o 2º semestre de 2008 e o 1º semestre de 2009.

 4) PESQUISADOR SÊNIOR – Destinado aos pesquisadores com título de doutor, vinculados a Instituições de Ensino Superior do Estado do Maranhão.

 5) JORNALISMO CIENTÍFICO –  Destinado aos profissionais de Comunicação Social (Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Cinema), graduados, que tenham desenvolvido matérias voltadas ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão.

 6) INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – Destinado a pesquisadores detentores de um invento, pertencentes a instituições de Ensino, de Pesquisa, Empresas ou qualquer pessoa que apresente um comprovante do seu invento, pedidos de patente já depositados ou, excepcionalmente, que este invento seja reconhecido pela Sociedade Civil.

 7) DESENVOLVIMENTO HUMANO (CULTURAL, SOCIAL E POLÍTICO) – Esta categoria visa premiar iniciativas da Sociedade Civil, cujos atores sociais desenvolvam conhecimentos não acadêmicos e assistemáticos, mas pautados pela experiência cotidiana amplamente reconhecida como uma sabedoria ad doc.  Podem se inscrever pessoas de todas as áreas profissionais ou mesmo os chamados mestres dos saberes populares, desde que possam comprovar a sua competência ou vocação.