Inpe prepara relatório técnico sobre condições atmosféricas
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) irá preparar um relatório técnico, a ser entregue ao Operador Nacional do Sistema (ONS), em que analisa as condições atmosféricas no Brasil na a noite da última terça-feira (10), quando ocorreu o apagão.
O anúncio foi feito no início da noite de ontem (12) pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara, em Brasília, em coletiva para a imprensa. Para isso, os técnicos do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTec), ambos do Inpe, estão analisando em conjunto os dados sobre as descargas atmosféricas (raios) e demais fatores meteorológicos, como intensidade dos ventos e chuvas.
Até o momento, é possível afirmar que uma linha de instabilidade atmosférica causou fortes chuvas, raios e rajadas de vento em localidades do Paraná e São Paulo, conforme atestam as imagens abaixo, analisadas pelos meteorologistas do CPTec/Inpe.
Uma massa de ar quente e instável que estava sobre a região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul associada a uma frente fria que chegou ao Sul, na última terça-feira (10/11), foram os responsáveis pela formação desta linha de instabilidade e das tempestades observadas.