Inovações com PET geram negócio

Por Ivanildo Santos 29 de julho de 2009

Vencedor da edição de 2002 do Prêmio EcoPET, conferido todos os anos pela Associação Brasileira da Indústria de PET (ABIPET), o catador Jocemar Silveira investiu no próprio proPETjeto e criou um novo negócio.

Há sete anos, Jocemar inscreveu sua prensa manual, criada para enfardar materiais recicláveis que recolhia, na categoria “Pesquisas e Processos”. Ganhou o prêmio em razão do caráter inovador da máquina, que atendia perfeitamente às necessidades dos catadores que precisavam enfardar os produtos coletados para comercializá-los. O invento que criou é muito menor, mais leve e barato que o único equipamento similar – hidráulico – existente no mercado na época, que custava R$ 20 mil.

Além de investir o valor conseguido em seu próprio projeto, Jocemar ainda recebeu 30 pedidos de seu equipamento no mesmo dia da premiação, vindos de empresas como Tetra Pak e Alcan, entre outras. Sua prensa também ganhou mais dois modelos: a mecânica-hidráulica e elétrica monofásica.

Neste ano, o prêmio EcoPET está recebendo inscrições até 30 de agosto. Além de Pesquisas e Processos, contempla ainda as categorias de Educação Ambiental, Coleta e Separação, Ação de Empresa, Artesanato e Reportagem Ambiental, que estreia nesta edição.