Iniciação Científica: FAPEMA incentiva a formação de novos pesquisadores

Por Laércio Marques 23 de maio de 2023

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall e o diretor Administrativo, Arnordson Campelo, participaram na noite de segunda-feira da abertura do XVI Seminário de iniciação científica (SEMIC) promovido pela Universidade CEUMA. O objetivo do evento, que é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA), é incentivar a divulgação de pesquisas realizadas por alunos de iniciação científica da instituição, facilitando a troca de conhecimento entre estudantes e professores da universidade e de outras instituições de ensino superior.

Nordman Wall destacou a importância do evento como espaço para troca de experiências entre alunos, professores e profissionais de diferentes áreas, além de uma oportunidade para sensibilizar a comunidade acadêmica acerca de questões socioambientais. Nordman também destacou o compromisso do Governo do Maranhão em fomentar a ciência, dando suporte tanto para o pesquisador sênior quanto para o estudante de graduação.
“Entendemos a iniciação científica como um pilar para o desenvolvimento do conhecimento científico. Os investimentos da FAPEMA fortalecem o despertar do interesse pela pesquisa e estimulam o pensamento crítico, incentivando a formação de novos pesquisadores.” explica o presidente. Em 2023, o governo do Maranhão já concedeu mais de 800 Bolsas de Iniciação Científica, totalizando um investimento de cerca de R$ 5 milhões que beneficia alunos de IES públicas e privadas sem fins lucrativos.

Além do SEMIC, estarão ocorrendo simultaneamente durante a semana o I Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (SEMITI), I Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SEMICT) e o I Seminário de Pesquisa e Extensão (SEPEX). Todos estes eventos possuem um tema comum: “Por uma construção mais aberta do conhecimento rumo à agenda ONU 2030”, em alusão ao conjunto de metas e compromissos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em prol do desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

A palestra de abertura, intitulada “Ciência aberta na publicação científica” foi conduzida pelo professor Sigmar de Mello Rode, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José dos Campos. Ao final do evento foi oferecido um coffee-break preparado pelos estudantes de Gastronomia da Universidade

Para a reitora do CEUMA, Cristina Nitz, os seminários cumprem um papel fundamental, pois permitem que a universidade exerça a sua função de promover ensino, pesquisa e extensão, incentivando o aluno a se envolver cada vez mais na investigação científica. Cristina também ressaltou a importância do apoio do Governo do Maranhão através da concessão de bolsas de iniciação científica (BIC): “Esse valor é para o estudante, não para a instituição. Para realizar a sua pesquisa, o aluno vem para a universidade em outros horários, e a verba é muito importante para custear gastos como transporte, livros e quaisquer outros que permitam que ele siga na pesquisa. Muitos dos nossos alunos são beneficiados de programas sociais como PROUNI e FIES, e esse valor é para que eles possam investir uma parte do tempo deles na iniciação, na pesquisa e na inovação tecnológica” explica a Reitora, que também ressaltou que a Universidade possui uma política de ofertar, com recursos próprios, o mesmo número de bolsas BIC que recebe do Estado.

Uma destas estudantes beneficiadas pela FAPEMA é Fátima David, graduanda em Biomedicina pelo UNICEUMA, e que desenvolveu o projeto de iniciação científica “Avaliação da formação de biofilme por candida spp. isolados de pacientes com tuberculose e/ou HIV e dos fatores ambientais na Coinfecção” orientado pela Professora Julliana Ribeiro dos Santos: “eu queria vivenciar na prática o que aprendi com meus professores em sala de aula, estando presente nos laboratórios e realizando experimentos. Além disso, queria fazer novas amizades, e essa foi apenas uma das conquistas que essa experiência me proporcionou” explicou Fátima.