Governo vai expandir programa Cidadania Digital
Garantir acesso à internet de qualidade e de forma gratuita aos maranhenses é o objetivo do Governo do Maranhão ao apostar no Cidadania Digital, programa coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Na semana passada, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, recebeu o representante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nélio Guilhon. Juntos, traçaram novas metas e estratégias para que o Cidadania Digital avance no Maranhão e atenda logo toda a região metropolitana de São Luís.
Jhonatan Almada afirmou que a proposta do programa é conectar toda a região metropolitana de São Luís. “É importante ver que a rede de fibra óptica existente na capital começa a mudar de forma positiva a vida das pessoas. Era o que faltava para contribuir bem mais com o trabalho de entidades de ensino e de incentivo à pesquisa”, disse Almada.
Para Nélio Guilhon, a parceria com a Secti é de grande importância. O representante da RNP disse que “viemos reforçar uma união que já funciona bem na capital do Maranhão. Nélio afirmou que atualmente a RNP tem em São Luís uma rede de fibra que a Secti utiliza, mas dispõe de outras redes que podem envolver novas demandas”.
Na opinião de Guilhon, o projeto pode beneficiar diversos estudantes, levando em conta que a nova rede pode interligar o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), as universidades federal e estadual, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma). “Pretendemos também colaborar com a extensão dessa internet nos municípios de Pinheiro, Imperatriz e Codó. Vamos oferecer essa estrutura que vai interligar as instituições de ensino e pesquisa com uma internet de alta velocidade”, ressaltou.
A amplitude do Cidadania Digital vai permitir que escolas públicas, unidades de saúde, setores da segurança pública e também gabinetes do funcionalismo público estadual e municipal estejam ligados digitalmente. A proposta central do programa é promover a instalação de dezenas de pontos de internet gratuitos em todo o estado. Bairros de São Luís como Cidade Operária, Anjo da Guarda e Praia Grande já foram contemplados. A expectativa da Secti é de instalar o próximo ponto de serviço de wi-fi grátis na cidade de Pindaré-Mirim.
Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap)