Governo lança edital histórico de R$ 10 milhões para pesquisas estratégicas alinhadas ao Plano Maranhão 2050
O Governo do Maranhão lançou nesta terça-feira (3) um edital estratégico que reforça seu compromisso com o cumprimento das metas do Plano Maranhão 2050. Com um investimento total de R$ 10 milhões, o edital busca fomentar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a inovação no estado, alinhando ciência, tecnologia e inovação às metas de longo prazo para a transformação socioeconômica maranhense. O lançamento aconteceu durante a 4ª Reunião da Comissão do Plano Estratégico de Longo Prazo Maranhão 2050, no Multicenter Sebrae, evento que reuniu autoridades, pesquisadores, representantes de instituições de ensino e empresários. Sob execução da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o edital é histórico pelo volume de recurso e oportunidade. Vinte por cento dos recursos são destinados a projetos de proponentes de instituições sediadas no interior Estado. A chamada já está disponível no site da Fapema (fapema.br) e a submissão de propostas pode ser feita até dia 6 de fevereiro de 2025.
Por meio do edital, a Fapema, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), vai destinar recursos a projetos acadêmicos focados em necessidades e desafios do Maranhão. A meta é que estas iniciativas tenham convergência com a diretrizes estabelecidas no Plano Maranhão 2050, macro ação do governo estadual que terá impacto em setores diretamente ligados ao social, pela próxima década. “A execução de projetos que tragam soluções inovadoras, que realmente impactem a sociedade maranhense será o foco principal, em consonância com a política do governador Carlos Brandão. É um edital expressivo em número de recursos e pelas parcerias envolvidas, refletindo os esforços contínuos do governo estadual para fortalecimento da pesquisa e pelo desenvolvimento sustentável no Maranhão”, enfatizou o presidente da Fapema, Nordman Wall.
O propósito comum desta iniciativa é o desenvolvimento do Maranhão, enfatizou a subsecretária da Seplan, Aline Ribeiro, que no evento representou o titular da pasta, Vinícius Ferro. Ela destacou que o Plano Maranhão 2050 é uma excelente oportunidade para o estado avançar economicamente e garantir que a inovação chegue às empresas, ao setor produtivo e à sociedade. Para o secretário adjunto da Seplan, Roberto Matos, “o edital concretiza esta meta, com diretrizes que convergem com os objetivos estratégicos do governo maranhense”.
O presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, destacou a relevância do edital para o fortalecimento da economia do estado, enfatizando que “nós acreditamos que o Plano Maranhão 2050 possui um grande potencial para impulsionar o estado em áreas estratégicas, como empreendedorismo, sustentabilidade e inovação tecnológica”.
O edital Plano Maranhão 2050: Soluções Inovadoras perpassa o financiamento de pesquisas científicas, simbolizando uma grande oportunidade para o estado de criar um futuro próspero e sustentável, além de promover a colaboração entre instituições públicas, empresariado e academia.
Paralelamente, a meta do plano é que, até 2050, o Maranhão cresça o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), reduza pela metade a atual taxa de pobreza e aumente sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. As soluções que surgirem dos projetos financiados pelo edital terão potencial de transformar realidades, impulsionando o estado no caminho do desenvolvimento e alinhado às metas do macro plano estadual.
Impacto para o Maranhão
O edital Plano Maranhão 2050: Soluções Inovadoras irá fomentar o desenvolvimento de produtos, ferramentas tecnológicas, serviços e metodologias inovadoras, para o alcance dos objetivos do Plano Maranhão 2050, nas linhas de ação Mais Ciência e Mais Qualificação. O diretor científico da Fapema, Cristiano Capovilla, observou que “o edital dará espaço a projetos de resultados práticos, que possam ser aplicados no cotidiano da sociedade, portanto, a expectativa é que, ao final do processo, as propostas resultem em soluções tangíveis, que beneficiem, diretamente, a população maranhense”.
A reitora da Uemasul, Luciléia Lopes Gonçalves, destacou a importância da chamada para o avanço da pesquisa acadêmica e seu impacto direto na comunidade. Para ela, a colaboração entre a academia e as políticas públicas é essencial para criar soluções que melhorem a qualidade de vida da população maranhense.
O público do edital são professores e pesquisadores, com vínculo efetivo em instituições de ensino de nível médio, técnico, tecnológico, superior e/ou de pesquisa, paraestatais, fundações e vinculados a instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) – públicas ou privadas -, sediadas no Maranhão. Os proponentes dos projetos devem ter mestrado ou doutorado; e poderão ser inseridos pesquisadores nas modalidades mestrado e doutorado no país, de apoio técnico institucional e de iniciação científica.
Os temas das propostas devem atender aos seguintes eixos do edital: 1. Educação, Identidade e Cultura Transformadoras e Estruturantes; 2. Economia Prósperas e Inclusiva; 3. Meio Ambiente Valorizado e Resiliente; 4. Sociedade Saudável Segura e Justa; 5. Governança Efetiva Conectada e Inovadora. Será aceita uma proposta por coordenador/proponente.