Governo do Maranhão realiza capacitação sobre dengue, zika vírus e chikungunya

dengue zika chikungunya
Por Ivanildo Santos 25 de outubro de 2016

dengue zika chikungunyaO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início nesta segunda-feira (24), a ‘Oficina do Novo Protocolo de Investigação de Óbitos por Arboviroses Urbanas’, como a dengue, zika vírus e chikungunya. A capacitação é voltada para enfermeiros das Unidades Regionais de Saúde (URS) e acontece até essa terça-feira (25), no auditório do Hotel Praia Mar, em São Luís.

A oficina consiste em uma estratégia que alia teoria e prática para formar profissionais multiplicadores e que serão referências em realizar investigações de óbitos por essas arboviroses. O treinamento é ministrado pela superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Graça Lírio Leite; a médica infectologista Maria dos Remédios Carvalho branco, consultora da SES; e a coordenadora do Programa Estadual da Dengue, Joseneide Matos.

 

Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Graça Lírio Leite, é uma forma de elaborar planos direcionados à prevenção da infestação dessas doenças no estado. “Nosso objetivo é aperfeiçoar os procedimentos de vigilância e estratégias de prevenção e controle. Quanto mais investigamos sobre fatores determinantes dos óbitos, podemos propor medidas para evitar que esses fatores permaneçam. Esses profissionais capacitados têm a responsabilidade de repassar as informações e ser uma referência dentro da URS”, explicou a superintendente.

 

A enfermeira Mary Nara Pinheiro, da regional de Zé Doca, considera importante a convocação da SES para esse tipo de capacitação. “Sabemos que quanto mais se qualifica os profissionais existe menos risco de fazer um trabalho duvidoso. Precisamos acompanhar os estudos e está sempre requalificando. Nós que estamos aqui repercutiremos o que foi aprendido treinando os profissionais dos municípios”, disse a enfermeira.

 

O novo protocolo de investigação de óbitos por dengue, zika e chikungunya, foi lançado pelo Ministério da Saúde (MS) há cerca de três meses. Os fatores a serem investigados envolvem o histórico familiar, social, considerando os ambientes que o cercam, levantamento dos fatores de risco nessa localidade, atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) e histórico clínico da doença, ressaltando como que ela ocorreu e o que a encaminhou para o óbito.