Governo do Maranhão promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Imperatriz
A cidade de Imperatriz, na Região Tocantina, será palco de uma semana inteira de atividades científicas que terá início na próxima segunda-feira (16). Em sua 20ª edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) vai reunir professores, pesquisadores, cientistas, estudantes e interessados na pesquisa científica, para debater o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável” e apresentar o que é produzido no Maranhão na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e, no Maranhão, é coordenado pelo Governo do Estado. O evento acontecerá até o dia 20 de outubro, no Centro de Convenções de Imperatriz, Rua Hermes da Fonseca, em Imperatriz, transformando a cidade tocantina na capital da ciência.
Para a abertura do evento, no dia 16, às 17h, foi convidado o governador Carlos Brandão; a secretária Natassia Weba (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti); Nordman Wall, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e outras autoridades.
A Fapema estará na semana científica com uma vasta programação organizada para acontecer no estande montado no local do evento, ao lado de outros parceiros a exemplo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Ceuma, Secretaria de Estado da Edicação (Seduc), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Centro Universitário Dom Bosco (UNDB), Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma), Coc Imperatriz e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A secretária Natássia Weba (Secti) destacou o viés municipalista da gestão do governador Carlos Brandão, representado na unidade do evento, que nesta edição é promovida no interior do estado. “O governador teve a sensibilidade e cuidado na garantia das mesmas oportunidades que têm a capital, de proporcionar a expansão deste já tradicional encontro da ciência para outras regiões do Maranhão e, este ano, contemplando a região tocantina. Esperamos, nesta agenda, um amplo debate sobre ciência, tecnologia e inovação”, destacou.
O presidente da Fapema, Nordman Wall, pontua o simbolismo desta reunião da ciência, tecnologia e projetos inovadores. “É um momento para que a academia e os promotores da ciência se congreguem para disseminação de ideias e projetos com foco no avanço, cada vez maior, das produções neste segmento, que impacta no crescimento econômico e tem apoio fortalecido do Governo do Estado. O governador Carlos Brandão é consciente do reflexo deste setor para o Maranhão e a Fapema cumpre seu papel no aporte de recursos às pesquisas que melhorem a vida da população”, frisou.
Durante o evento, os participantes terão oportunidade de explorar exposições interativas, palestras informativas e demonstrações práticas de experimentos científicos. Além disso, haverá sessões de debates e discussões sobre tópicos atuais e relevantes no mundo da ciência, abrindo espaço para a interação entre a comunidade acadêmica e o público em geral.
No estande da Fapema, a agenda contempla mostra do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex); exposição e sorteio de livros apoiados pela fundação; case de sucesso com apresentação de vídeos de projetos apoiados pela fundação – que permanecem durante os dias de evento, além da apresentação de projetos e pesquisas. A programação estará disponível sempre pela manhã, das 9h às 12h30, e à tarde, das 14h às 19 horas.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá início às 9h, com a apresentação da conferência “1ª Olimpíada Estadual de História do Maranhão (OEHM): Uma proposta de intersecção da história local com as olimpíadas de conhecimento e a popularização da ciência e tecnologia na educação básica”, ministrada por Marcelo Lima, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).
Agenda
No estande da Fapema, a vasta programação inicia na segunda-feira (16), com apresentação de projetos de pesquisadores do Ifma, campus Imperatriz. Na lista, o projeto ‘Aproveitamento de fibras de coco verde para área elétrica, eletrônica’, da pesquisadora e engenheira elétrica, Maria Eduarda Salgado Macedo; ‘O potencial versátil da quercetina na pesquisa de materiais sustentáveis’, do graduando em Física, Gideão de Sousa; e ‘Silicia meroporosa: sustentabilidade e inovação’ e ‘Cristais luminescente para aplicação em dispositivo fotônica’, da professora Antônia Millena Oliveira.
No dia 18, complementando a agenda regular, haverá tarde de autógrafos, às 16h30, do livro ‘Reserva extrativista do ciriaco, Maranhão, Brasil: potenciais de flora e entomofauna (Uemasul)’, oragnizado por Ivaneide de Oliveira e Fabiana dos Santos, que foram contempladas no Programa de Apoio à Publicação de Livros e Coletâneas da Fapema.
No dia 19, a partir das 16h30, a tarde de autógrafos do livro ‘Guia prático para acompanhamento da criança que nasceu prematura na Atenção Básica’, de Paula Cândido, Floriacy Stabnow, Adriana Nogueira e Daniel Coutinho.
No encerramento, dia 20, completam a agenda, apresentação dos projetos o projeto ‘O potencial versátil da quercetina na pesquisa de materiais sustentáveis’, do graduando em Física, Gideão de Sousa; e ‘Silicia meroporosa: sustentabilidade e inovação’ e ‘Cristais luminescente para aplicação em dispositivo fotônico’, da professora Antônia Millena Oliveira. Além de mostra dos programas e iniciativas da fundação, que impulsionam o desenvolvimento do estado; e fechando a agenda, a exposição ‘Caracterização tecnológica e nutricional de amidos tratados química e fisicamente visando aplicações alimentícias’, da pesquisadora Daniela Souza Ferreira, que foi contemplada no Edital Universal.