Governo do Estado promove evento para observação do eclipse lunar dia 27 de setembro

0eclipse lunar
Por Ivanildo Santos 22 de setembro de 2015

0eclipse lunarPessoas de grande parte do mundo e de todo o Brasil estarão com os olhos voltados para o céu no próximo dia 27 quando acontecerá o eclipse lunar total, grande evento astronômico que se configura como um verdadeiro espetáculo. Para quem deseja observar o fenômeno, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), leva para a Praça Maria Aragão, juntamente com o Laboratório Ilha da Ciência, da Universidade Federal do Maranhão, o projeto “Maranhão Lunar”, que possibilitará aos ludovicenses uma das melhores observações do eclipse de todos os tempos.

 

A programação, que conta com apresentações culturais, começa a partir das 20h30 com a apresentação do Boi da Lua e os shows dos cantores maranhenses Rosa Reis e César Nascimento. Também haverá palestras sobre astronomia. A proposta é mostrar que a Ciência e a Tecnologia, assim como a arte, devem ter uma relação social e política. O projeto é uma mostra do que está sendo programado pela Secti para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontecerá de 19 a 25 de outubro na Praça Maria Aragão.

 

Este eclipse vai marcar o fim de uma tétrade, conjunto de quatro eclipses totais da Lua que ocorrem em sequência. Nesta noite haverá dois grandes eventos astronômicos. A Lua Cheia de 27 de setembro estará a menos de uma hora da máxima aproximação da Lua com a terra, aparecendo ainda maior no céu; e também ocorrerá o eclipse lunar total que será visível em grande parte do mundo, incluindo o Brasil, que é um dos melhores locais do mundo para observação do fenômeno. Os dois eventos em uma mesma noite só devem se repetir daqui a 20 anos.

 

A observação começa com a Lua adentrando a parte mais escura da sombra da Terra, chamada de umbra, de modo que será possível vê-la “sumir” no céu. Em seguida ela será totalmente encoberta, adquirindo o tom avermelhado característico dos eclipses totais. Por causa da coloração, a ocorrência é conhecida como “Lua de Sangue”. Na sequência o satélite vai passar pouco mais de uma hora com esse aspecto, e, à 00h23, começa a sair da sombra, em um processo que vai até a 1h27 da madrugada do dia 28.

 

Esta última fase quando a Lua está saindo da parte mais clara da sombra, dificilmente é vista a olho nu e poderá ser visto pelos ludovicenses por meio dos telescópios que serão disponibilizados para as pessoas que forem para a praça fazer a observação.