Governo do Estado firma parceria com maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina

coppe3
Por Ivanildo Santos 6 de setembro de 2016

coppe3O Governo do Estado firmou termo de cooperação técnico científico com o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro –, visando impulsionar as áreas das engenharias no Maranhão. A assinatura do termo é resultado de articulação entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) junto ao Instituto, que forma anualmente mais de 500 mestres e doutores.

Com a iniciativa, o governo insere as universidades públicas e privadas do Maranhão em projetos, em rede, que têm uma repercussão nacional e internacional considerando a referência que o Coppe possui. “Isso significa a possibilidade de formar recursos humanos, formar massa crítica para ajudar a desenvolver o estado e, ao mesmo tempo, qualificar a pesquisa produzida no Maranhão, articulando com o que tem de melhor no Brasil”, observou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

“A Coppe é a maior referência em engenharia do Brasil e uma das melhores do mundo em diversos campos. O objetivo do convênio firmado com a Secti é justamente contribuir para o desenvolvimento das engenharias no Maranhão em áreas que ainda não temos avanços significativos em comparação com outros estados brasileiros. Nesse sentido, estabelecemos com o instituto algumas engenharias que deverão ser prioritárias como as ligadas a energia, transporte e tecnologia da informação” completou o secretário.

O termo foi assinado com a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisa e Estudos Tecnológicos (Coppetec), que é a responsável na Coppe por articular essas parcerias. O documento foi assinado pelo secretário da Secti e o professor diretor do Coppe, Edson Hirokazu Watanabe. Participaram ainda do ato o vice-diretor do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica- Confies, Fernando Peregrino, o diretor de Tecnologia e Inovação do Coppe, Fernando Alves Rochinha, e o pelo pró-reitor de Planejamento e Gestão do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Emanoel Denner.

A pós a assinatura do termo será formada uma missão técnica composta por professores de várias instituições de ensino do Maranhão que participarão de uma reunião no Coppe para discutir o escopo de projetos comuns. A partir dessa reunião serão elaborados projetos de cooperação em áreas definidas como prioritárias, as quais receberão aporte de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Por meio do termo serão implantadas pesquisas, estudos, projetos, cursos, extensão e formação de pessoal voltados às áreas das engenharias biomédica, civil, elétrica, mecânica, metalúrgica e materiais, nuclear, oceânica, química, nanotecnologia, de produção, sistemas e computação, de transportes, planejamento energético.