Governo do Estado e ApexBrasil instalam polo do PEIEX em Imperatriz
O município de Imperatriz, em uma ação inédita, conta a partir de agora com um polo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O programa é resultado de parceria do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Por meio do programa, empresas com potencial de exportação serão capacitadas para iniciarem o processo de exportação de seus produtos ou serviços de forma planejada e segura. Isso representa a abertura de novos mercados para essas empresas/indústrias e mais geração de emprego e renda para a região.
A iniciativa conta ainda com apoiadores como Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SEINC) onde sedia o Núcleo do PEIEX em São Luís e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) onde sedia o polo do PEIEX.
A apresentação do programa a empresários e a abertura da sala aconteceu na noite de sexta-feira (19/05) na sede do polo que vai funcionar na ACII. O evento contou com a presença do presidente da FAPEMA, Nordman Wall, do secretário da SEINC, Júnior Marreca, do presidente da ACII, João Lira, do coordenador do PEIEX, Natanael Viana, da monitora do PEIEX, Tarciane Filardi e da técnica do polo, Alcídia Ponte Viera, bem como empresários locais.
“Seguindo orientação do Governador Carlos Brandão, a FAPEMA tem trabalhado no sentido de interiorizar suas ações e garantir acesso de todos às linhas de apoio da Fundação. O PEIEX é uma importante parceria com a ApexBrasil que temos certeza que trará bons frutos para Maranhão. Já temos duas empresas participantes em Imperatriz e a equipe está prospectado outras que se encaixam no perfil do programa, devendo chegar a 25 empresas em Imperatriz e 50 em São Luís”, disse o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.
Imperatriz é uma cidade que tem muitas indústrias e comércios, que têm compromisso com o empreendedorismo e por isso foi escolhida para sediar um polo do programa. O PEIEX se destaca por ser um programa que abre novos mercados e novas possibilidades para empresas expandirem seus negócios para o mercado internacional.
O secretário da SEINC destacou a importância da iniciativa. “O produto maranhense tem muito potencial para o mercado internacional e capacitar as empresas para atenderem as necessidades de exportarem sua produção é um passo muito importante para que essas empresas conquistem novos mercados, expandam suas produções, aumentem seu capital e gerem mais empregos. Por isso, a instalação do polo é um marco para o Maranhão, para a comunidade empresarial de Imperatriz, que vai poder usufruir ainda mais dessa parceria exitosa entre o Governo do Estado, através da FAPEMA, e a APEX Brasil e contando agora também com o reforço da Seinc, que, com a inauguração da nossa unidade regional estará ainda mais próxima dos empresários de Imperatriz, disse Júnior Marreca.
“A instalação do polo da PEIEX em Imperatriz vai trazer muita visão de futuro aos empreendedores da região, já estava mais do que na hora de termos essa conquista, somos cheios de empreendimentos com potencial para exportação, parabéns a todos os representantes da PEIEX e a nossa Diretora da ACII e Técnica do Polo Imperatriz, Alcidia Viera por ter atingido uma das melhores notas para compor o corpo técnico”, pontuo o presidente da ACII, João Lira.
No processo de qualificação são apresentadas as melhores formas de chegar com seus produtos a esses mercados, como fazer negociações com compradores internacionais e como formar o preço para outros países, estratégias para continuar crescendo, atingir outros públicos e fortalecer a marca da empresa.