Governo apresenta a empresários programa de residência técnica para inserção de recém-graduados no mercado e geração de empregos

Por Elizete Silva 3 de outubro de 2024

O Governo do Maranhão apresentou nesta quinta-feira (3), a empresários maranhenses, importante iniciativa para ampliar a qualificação de profissionais recém-graduados e contribuir para geração de empregos no estado: o Programa de Residência Técnica Profissional em Engenharias, Recursos Humanos e Ciências Sociais Aplicadas.

A apresentação foi feita pelo secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Luiz Henrique Lula, e pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Nordman Wall, durante reunião do Conselho Maranhense da Micro e Pequena Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Compem/Fiema).

Na primeira etapa, o programa vai selecionar, por meio de edital, 50 recém-formados das áreas de engenharia civil, elétrica, computação, mecânica, metalúrgica, florestal, ambiental, química, produção e aeroespacial. Uma segunda etapa está prevista, com mais 50 vagas, nas áreas de recursos humanos e ciências sociais aplicadas.

O programa foi apresentado e discutido com gestores, autoridades, empresários e academia presentes na reunião da Fiema. A previsão é que o primeiro edital seja lançado ainda este mês de outubro.

“O Programa de Residência Técnica é de grande impacto e importância, pois, vai transformar a realidade do mercado de trabalho, oferecendo aos jovens profissionais as ferramentas necessárias para uma carreira de sucesso, além de contribuir na geração de empregos no Estado. Por falta de experiência prática, profissionais enfrentam dificuldades para conseguir o primeiro emprego. Com esta oportunidade, estamos criando um ciclo virtuoso de geração de empregos e inovação. É um investimento no futuro do Maranhão. Essa abordagem empreendedora, impulsionada pela visão do governador Carlos Brandão, vai proporcionar aos jovens recém-formados a chance de adquirir experiência prática, enquanto se qualificam para o mercado de trabalho”, enfatizou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

O titular da Setres, Luiz Henrique Lula, destacou a importância da parceria institucional é indispensável para impulsionar a economia local. “Este programa é uma demonstração clara de que, ao unirmos forças, podemos criar soluções que beneficiem tanto os jovens profissionais, quanto as empresas que buscam mão de obra qualificada. Com o Programa de Residência Técnica vamos desenvolver competências essenciais para o sucesso neste mercado. Queremos o maranhense qualificado para ocupar os postos estratégicos das grandes corporações que desenvolvem suas atividades em nosso estado”, enfatizou.

“A Fiema tem a satisfação com a presença do Governo do Estado, especialmente da Setres e da Fapema, para discutir temas relevantes, como profissionalismo e empreendedorismo no Maranhão. O foco deste encontro foi debater a formação e a criação de novas oportunidades para graduados que buscam reciclagem profissional, através de programas de residência nas empresas e acreditamos que esta iniciativa terá muito êxito”, observou o presidente do Compem/Fiema, Celso Gonçalo de Souza.

Os residentes terão a oportunidade de adquirir experiência prática, desenvolver habilidades técnicas e gerenciais no ambiente real de trabalho, atuando em empresas e industriais, sediadas na região metropolitana de São Luís, Tocantina e sul do Maranhão. Com duração de um ano, a iniciativa proporcionará formação de alta qualidade, alinhada às demandas do mercado de trabalho. Isso facilitará a inserção destes profissionais nos postos de emprego, além de promover o intercâmbio entre a academia e as empresas. O objetivo é fortalecer a capacitação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do estado.