Governo anuncia edital do programa Start-Up Brasil

20140527 lancamento start up brasil 2014 0247 drj
Por Ivanildo Santos 28 de maio de 2014

20140527 lancamento start up brasil 2014 0247 drjO Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou nesta quarta-feira (27/05) a abertura oficial do edital do Start-Up Brasil. Assim como em edições anteriores, os empreendedores contemplados pelo programa receberão bolsas de R$ 200 mil. O início do processo de aceleração está previsto para setembro de 2014.

O Start-Up Brasil combina iniciativas públicas e privadas para estimular o empreendedorismo, a tecnologia e inovação no país. Segundo os organizadores do programa, 100 empresas serão selecionadas para participar da iniciativa. Nesta edição, 12 aceleradoras foram escolhidas para auxiliar as empresas nascentes selecionadas durante um ano.

No anúncio do edital, realizado em São Paulo, Vitor Andrade, Gerente de Operações do programa, Virgílio Almeida, Secretário de Política de Informática do MCTI e Rafael Moreira, Diretor de TI do MCTI, apresentaram as novidades do próximo edital.

Além de empresas de software, a nova seleção aceitará startups de hardware com soluções inovadoras em TI. Empreendimentos com até quatro anos de atuação poderão participar – até o ano passado, esse limite era de três anos.

Outra mudança é o modelo de propostas das startups: agora, o empreendedores preenchem os formulários online. “A iniciativa ajuda as startups a não se esquecerem de nenhuma informação. Em anos anteriores, negócios eram desclassificados por não enviarem itens obrigatórios,” diz Moreira.

A situação de brasileiros residindo em países estrangeiros por mais de três anos foi contemplada, pois eles passarão a se inscrever na categoria de empresas internacionais. Por último, negócios que tenham sido acelerados por qualquer uma das 12 aceleradoras participantes não poderão participar do Start-Up Brasil.