Fundação inicia avaliação das propostas submetidas ao Edital Prêmio FAPEMA

Por Claudio Moraes 30 de setembro de 2019

Consultores ad hoc dos estados do Piauí, Ceará, Pará e Maranhão estão reunidos em São Luís, a convite da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), para avaliação das propostas submetidas ao Edital Prêmio FAPEMA 2019- Terezinha Rêgo.

Os trabalhos do Comitê de Julgamento, que ficará reunido até quarta-feira (02), foram abertos na manhã desta segunda-feira (30) pelo diretor-presidente da Fundação, André Santos e pelos diretores João Batista Bottentuit Junior (Diretoria Científica) e Kiany Sirley Brandão Cavalcante (Planejamento e Ações Estratégicas).

Em seu pronunciamento, André Santos lembrou que este ano o Prêmio FAPEMA chega a sua 15 ª edição consolidado como a maior premiação científica do Norte/Nordeste e com um número recorde de 381 propostas inscritas – 162 a mais que o ano passado. Depois de dar as boas-vindas aos consultores ele também falou sobre a homenagem a professora Terezinha Rêgo. “Este ano o prêmio homenageia a professora Terezinha Rêgo que já tem mais de 50 anos de pesquisa com reconhecimento nacional e internacional pelo seu importante trabalho na área de fitoterapia. A homenagem é um reconhecimento pelo trabalho que tem reflexo positivo na qualidade de vida das pessoas”, destacou o presidente.

 

 

MAIS SOBRE O PRÊMIO

Concorrem ao prêmio estudantes do ensino médio, técnico ou da graduação, pesquisadores mestres e doutores, profissionais da comunicação social e inventores locais com atuação no Maranhão. A premiação estimula e reconhece a produção científica maranhense. Por meio do prêmio, o Governo do Estado objetiva disseminar o conhecimento científico e popularizar a ciência através da linha de ação “Popularização da Ciência” e no âmbito do programa “Mais Divulgação.

A relação com os finalistas ao prêmio deve ser divulgada nos próximos dias pela FAPEMA no site da Fundação no endereço – www.fapema.br. Os vencedores, em cada categoria, serão conhecidos na cerimônia de premiação, no dia 05 de dezembro, que acontecerá no Teatro Arthur Azevedo, na capital maranhense.

Os ganhadores receberão diploma e troféu oficial do concurso. O Governo do Estado do Maranhão destinou, ainda, recursos da ordem de R$ 200 mil para a premiação em dinheiro, a ser distribuído de acordo com a categoria e modalidade.

Texto: Elizete Silva

Fotos: Odinei  de Jesus e Elizete Silva

Arte: Luis Motta Junior