Fapema, UEMA, UEMASUL e Sagrima assinam convênio para Programa de Residência Profissional em Ciências Agrárias
O Governo do Maranhão realizou na manhã desta quinta-feira, dia 20 de maio, no Palácio dos Leões, a solenidade da assinatura de convênio para implantação do Programa Institucional de Residência Profissional na área de Ciências Agrárias no Estado.
O convênio foi assinado pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Santos, o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales, a reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Elizabeth Nunes e do secretário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), Sérgio Delmiro, e possibilitará o investimento em infraestrutura e qualificação aos recém-formados em Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia do Maranhão.
Participaram também da solenidade, o governador do Maranhão, Flávio Dino, o vice-governador, Carlos Brandão, o diretor científico da Fapema, Joao Batista Bottentuit Júnior, a secretária adjunta da Sagrima, Rosany Aranha, o pró-reitor de Extensão da UEMA, professor Paulo Catunda, e a diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, professora Ana Maria Silva de Araújo.
Para o secretário Sérgio Delmiro, o convênio é um momento impar e trará oportunidades para a agricultura e agropecuária do Maranhão. “Estaremos com esse programa inserindo 100 profissionais em instituições e empresas que hoje estão trabalhando com tecnologia de ponta. Complementando o seu aprendizado e fazendo link entre as universidades. Os profissionais vão acessar mercados que antes não eram acessíveis. É um trabalho muito importante que iniciamos hoje e que há muitos anos já estava sendo pedido pelas universidades. Em breve, vamos colher muitos frutos. As empresas já estão aptas a se cadastrarem e partir da próxima semana as vagas serão inseridas em nosso sistema para demandarmos as atividades”, disse.
O presidente da Fapema, André Santos parabenizou as instituições estaduais participantes do convênio e ressaltou as oportunidades que irão surgir aos alunos de ciências agrárias e nas áreas correlatas no Maranhão. “Os recém-formados necessitam de espaços para colocar em prática seus conhecimentos e aprender também. A Fapema se orgulha em participar deste convênio como um vetor entre as demais instituições. Esperamos alcançar mais alunos de outras áreas que são importantes, necessárias e que contribuem com o avanço do Estado”, celebrou.
“A Uema fica orgulhosa de está aqui nesse momento muito importante para o Estado. É uma grande oportunidade de mercado de trabalho e de que esses profissionais entrem no viés da organização pública. Com certeza será o início de outras áreas de conhecimento para o mesmo programa. Só tem a ganhar o Estado, o aluno egresso que vai entrar no mercado de trabalho e a sociedade que vai preparar melhor o profissional e depois vai trabalhar em prol da mesma. Parabéns a todos os presentes por conta deste brilhante Programa”, complementou o vice-reitor da Uema, Walter Canales.
A reitora da Uemasul, Elizabeth Fernandes destacou a questão social e acadêmica do convênio entre instituições para os egressos do Maranhão. “O convênio traz para duas universidades estaduais uma política para o egresso que é extremamente importante e bem visto na avaliação das instituições e a questão social que é a de dar oportunidade aos nossos jovens principalmente no momento como este de pandemia que são poucas as existentes. Agradeço imensamente a parceria que contribuirá significativamente para o desenvolvimento do Maranhão”, pontou.
O governador Flávio Dino acredita na ciência e tecnologia e por isso segue investido fortemente na ampliação de oportunidades neste segmento em sua gestão. “Se nós pegarmos os recursos investidos na Fapema, observamos que a nossa agência de fomento está entre as dez maiores fundações de amparo à pesquisa do Brasil. Estamos vivendo um momento em que o conhecimento tem sido celebrado como aquele construto cultural, fundamental para que possamos preservar a vida. Nós celebramos as verdades científicas que são construídas coletivamente pela humanidade. A Fapema é uma instituição prioritária em nossa gestão. Desejo que o programa tenha sucesso e vamos aprofundar essas experiências para outras áreas. Viva o Maranhão!”, destacou.
Sobre o Programa de Residência Profissional
O Programa Institucional de Residência Profissional em Ciências Agrárias é coordenado pela SAGRIMA, com o apoio acadêmico e científico da UEMA e UEMASUL, e a seleção dos candidatos será realizada por meio de edital feito e lançado pela FAPEMA ainda este mês de maio.
O edital prevê de 100 vagas para o programa, distribuídas da seguinte forma: 35 vagas para formados em Agronomia ou Engenharia Agronômica, 10 vagas para formados em Engenharia Florestal, 10 vagas para formados em Engenharia de Pesca, 35 vagas para formados em Medicina Veterinária e 10 vagas para formados em Zootecnia, com a orientação dos residentes por professores da UEMA e da UEMASUL.
A residência profissional terá duração de um ano, com carga horária de 1.920 horas, das quais 90% se destinam ao treinamento prático profissional supervisionado e 10% ao aprofundamento teórico, por meio de seminários e discussões técnicas, em regime de 40 horas semanais. Os residentes apoiados pelo convenio contarão, ainda, com uma bolsa mensal da Fapema no valor mensal no valor de dois mil reais.