FAPEMA seleciona graduados e mestres para fortalecimento do planejamento e da gestão estadual e dos municípios
Foram prorrogadas até o dia 8 de janeiro as inscrições do seletivo regulamentado pelo edital FAPEMA/IMESC/SEPLAN nº 17/2020 Ignácio Rangel.
O local de atuação dos selecionados se dará nas sedes do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN).
Ocasionalmente, poderão ocorrer trabalhos de campo, se a instituição julgar necessário. As atividades dos bolsistas serão orientadas e monitoradas por técnicos das instituições. Para mais informações, acesse este link.
Podem se inscrever profissionais com graduação ou mestrado na seguintes áreas:
– Administração,
– Administração Pública,
– Agronomia,
– Arquitetura e Urbanismo,
– Ciências da Computação e Engenharia da Computação,
– Ciências Contabeis,
– Economia,
– Estatística,
– Geografia,
– História,
– Serviço Social ou
– Sociologia.
De acordo com o edital, os candidatos devem, preferencialmente, possuir experiência em trabalho ou pesquisa nas áreas de desenvolvimento socioeconômico, planejamento e desenvolvimento local e territorial, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
Os profissionais devem ter disponibilidade para desenvolver pesquisas e ações na capital e no interior do estado, sobretudo, quando das visitas in loco.
O edital é resultado de parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão (SEPLAN).
Por meio desse edital, a FAPEMA busca fomentar pesquisas e intervenções nos municípios do Maranhão a partir dos principais problemas mapeados pela SEPE/IMESC, no âmbito da linha de ação “Mais Qualificação”.
O projeto “Ignácio Rangel” se configura como um conjunto de ações planejadas para promover e apoiar intervenções do IMESC e da SEPLAN no fortalecimento do planejamento e da gestão estadual, municipal e territorial, bem como no monitoramento e avaliação de políticas públicas.