FAPEMA se associa à SBPC Nacional após convite da instituição
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA) tornou-se sócia institucional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O convite para a Fundação partiu de Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, ao presidente da FAPEMA, Nordman Wall, foi realizado durante a 75ª Reunião da entidade, em Curitiba, no ano passado.
“O convite foi prontamente aceito diante de todo esse processo recente de luta pela valorização e respeito à ciência, diante do embate com o negacionismo científico”, informa Nordman. “Além disso, a SBPC e o governo do Maranhão compartilham de uma visão comum de promover o avanço científico e tecnológico em benefício da sociedade”, prosseguiu. “Ao trabalharmos juntos, podemos criar oportunidades únicas para impulsionar o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos maranhenses e de todo o país”, acrescentou.
Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, destaca a parceria de longa data da Fapema e destaca que a instituição participa regularmente das Reuniões Anuais da SBPC e sempre apoiou os eventos realizados no Maranhão. “Ao se associar à SBPC, a Fapema não apenas reconhece o papel da nossa Sociedade na defesa da educação, ciência, tecnologia, inovação, meio ambiente e direitos humanos, mas também se alinha a esses ideais e princípios. É com muita alegria que recebemos o aceite da Fapema ao nosso convite de associação institucional”, ressaltou Linhares. “Não queremos qualquer instituição como sócia da SBPC”, destaca Linhares. “O convite surge por afinidade, por uma luta em comum”, pontuou.
“Trata-se, também, de fortalecer a SBPC e todo o ecossistema de Ciência e Tecnologia”, avalia Norman Wall. “A SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País. Esta entidade tem lutado pela valorização do conhecimento científico, fortalecendo, assim, a mensagem de que os governos federal e estaduais devem investir em ciência. Por isso, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão se orgulha de se associar a esta importante entidade”, concluiu.
Os sócios institucionais, além de fomentar recursos para a SBPC, mostram que estão alinhados à luta travada pela entidade em prol de mais recursos para a área de educação, ciência, tecnologia e inovação.
Além da Fapema, são sócios institucionais da SBPC:
Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo);
Complexo Pequeno Príncipe;
Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies);
Financiadora de Estudos e Projetos (Finep);
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj);
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
Fundação Péter Murányi;
Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP);
Instituto Serrapilheira:
Microbiológica Química e Farmacêutica;
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); e
3M Brasil.