FAPEMA reúne com parceiros para tratar sobre lançamento de edital voltado às cadeias produtivas

Por Sandra Viana 17 de fevereiro de 2023

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), esteve reunido esta semana com representantes de várias instituições no segmento da indústria, secretarias de estado e representantes de instituições de ensino superior do Maranhão para tratar de parcerias. Na ocasião, o presidente da fundação apresentou as diretrizes do edital Cadeias Produtivas, que agrega uma série de atividades no segmento, oportunizando o avanço destas atividades.

“Neste encontro, estivemos com vários parceiros, discutindo o edital Cadeias Produtivas. Tratamos das ações realizadas e chamadas que a FAPEMA já lançou, somado ao que é produzido dentro das universidades e outros atores que constituem este sistema. Discutimos ações do pós-pesquisa, avaliando de que forma os produtos que são gerados nas pesquisas podem ser colocados como negócios e agregaram valor aos produtos genuinamente maranhenses, a exemplo do mel, babaçu, leite e itens da agricultura, de maneira geral”, disse o presidente da FAPEMA, André Santos.

“É uma preocupação do governador Carlos Brandão que seja feita a discussão dos editais junto aos atores que irão se submeter a estas chamadas e assim atender à demanda especificas destes segmentos, contribuindo assim com o desenvolvimento socioeconômico no Estado”, pontuou o presidente da FAPEMA, André Santos.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), José Antônio Heluy, pontuou que “foi um importante diálogo em benefício da produção agropecuária do Maranhão e que confere destaque a diversas cadeias produtivas, possibilitando que sejam potencializadas e garantindo oportunidade de avanço aos produtores”.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e presidente do conselho do Sebrae, Celso Gonçalo, o encontro foi um momento importante para o debate e troca de experiências e sugestões. “Discutimos o desenvolvimento do Maranhão, principalmente, no que refere aos arranjos produtivos locais. Tratamos das cadeias de mel, leite, carne, piscicultura e outros assuntos, sobre a produção, industrialização e comercialização. Vimos que cada segmento tem suas dificuldades e estamos para encontrar soluções. O sistema S está à disposição para discutir, com os setores e a sociedade, para contribuirmos com nossas experiências”, ressaltou.

“Vemos com muitos bons olhos o Governo do Estado chamando todos o ecossistema para discutir em conjunto as prioridades a Embrapa tem participado de muitos processos de desenvolvimento no país transformado em uma potência agrícola a Embrapa é muito estratégica para o Maranhão nesse ponto. Vimos a nossa colaboração colocar para exposição do estado do encontre as prioridades as cadeias mais pilotagem desafios que a Embrapa pôde contribuir para solucionar esses problemas”, destacou o chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bomfim.

Haverá nova reunião onde será definido quais as cadeiras prioritárias e as temáticas que serão disponibilizadas para a pesquisa aplicada.