FAPEMA recebe homenagem pelo apoio à robótica educacional
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA) foi homenageada com o troféu ‘Transformador do Futuro’, concedido durante solenidade de lançamento do Torneio SESI de Robótica, realizado no Sesi Casarão da Indústria, Centro Histórico, na noite de terça-feira (22). A distinção é um reconhecimento ao presidente da Instituição, Nordman Wall, pela parceria no projeto Prototipando Sonhos, que leva o ensino de robótica às escolas municipais do interior do Estado.
“Entendemos a importância do ensino da robótica para a educação dos jovens, que são incentivados a aprender, em um ambiente de competição saudável e absorvem, na prática, conceitos fundamentais como disciplina e trabalho em equipe”, afirmou Wall, que na cerimônia foi representando pelo diretor Administrativo e Financeiro, Arnodson Campelo.
O Torneio SESI de Robótica – FIRST® LEGO® League Challenge promove atividades que democratizam o acesso à tecnologia, inserindo os jovens maranhenses no mundo da robótica. A cerimônia de abertura contou com presenças do superintendente Regional do SESI, Diogo Lima; do presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez; e representantes de diversos parceiros institucionais que viabilizam o torneio de robótica.
Em seu discurso, Diogo Lima ressaltou a sensibilidade e o comprometimento de Nordman Wall para a realização do projeto, que garantiu a inserção de equipes do interior do estado, na última edição do torneio, ano passado. “Agradecemos ao presidente da FAPEMA, Nordman Wall, que abraçou este projeto com tanta dedicação, um apoio que superou todas as expectativas. Nunca vi um gesto tão grandioso em toda a minha trajetória pública. Da mesma forma, agradeço a todos que estão conosco nesta proposta de tornar acessível a robótica às nossas crianças e jovens, em qualquer região do estado”, reforçou.
O Torneio SESI de Robótica é realizado em parceria com a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) e a Fórmula 1 (F1). Durante o evento, crianças e jovens são desafiados a projetar e construir robôs, utilizando a criatividade para resolver problemas reais. Segundo o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, “a metodologia de ensino interdisciplinar da robótica é uma ferramenta poderosa para modernizar a educação e combater a evasão escolar e agora, os alunos têm prazer em ir à escola, pois aprendem se divertindo”.