Fapema realiza mais uma etapa de oficina para criação de NIT
Dando continuidade ao processo de criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi realizada na tarde de sexta-feira, 18, mais uma etapa da oficina promovida pela Coordenação de Inovação e Empreendedorismo da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da universidade.
A oficina tem o objetivo de disseminar a cultura de proteção e registro de invenções e marcas, bem como apresentar à comunidade as possibilidades legais para proteção dos resultados de pesquisas, além de estimular a comunidade a identificar a importância da propriedade intelectual na pesquisa como ferramenta para comercialização.
Nesta sexta-feira, o palestrante da oficina, Tonicley Silva, coordenador do setor de Inovação da Fapema, falou sobre os “Processos de Institucionalização dos NITs” e apresentou os processos de criação; as funções de criação do Núcleo; as responsabilidades e Leis de Inovações Tecnológicas.
O NIT é um órgão de instalação legalmente obrigatório nas universidades para cuidar de toda a política de inovação tecnológica da instituição, com obrigações mínimas previstas em lei. “Estamos trabalhando para que o NIT comece a desenvolver atividades já a partir do próximo mês”, contou Tonicley.