FAPEMA promove diplomação de mérito de mestres e doutores em Caxias
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) realizou, nesta terça-feira (07), em Caxias, a cerimônia de diplomação de mérito para mestres e doutores que concluíram a pós-graduação com bolsas da instituição. O evento, coordenado pelo presidente da Fundação, Nordman Wall, aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos homenageados. A realização da cerimônia de diplomação de mérito em Caxias é um marco para a região e representam milhões de reais investidos pelo Governo do Estado ao longo dos últimos. Seguindo com esses investimentos, para 2024, o Governo destinou para a FAPEMA mais de R$ 9 milhões para financiamento de bolsas de mestrados e R$ 4 milhões às de doutorado.
Esta é a segunda edição do evento. O primeiro aconteceu em novembro em São Luís. “Esta é a primeira vez que a FAPEMA realiza um evento dessa magnitude fora da capital do Estado”, destacou Nordman Wall. “Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado, do governador Carlos Brandão, com a descentralização da pesquisa e com o desenvolvimento regional”, acrescentou.
Os homenageados representam a nova geração de pesquisadores e profissionais qualificados que estão contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão em diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, agricultura, tecnologia e meio ambiente. “Investir na pós-graduação é investir no futuro do Maranhão”, destacou o presidente da FAPEMA. Ele enfatizou que a pós-graduação é fundamental para a formação de recursos humanos qualificados, que são a base para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Maranhão.
Os mestres que receberam o diploma de mérito da FAPEMA representam a esperança para o futuro do Maranhão. “Acho de extrema importância o reconhecimento destes profissionais, que muitas vezes estão escondidos atrás de um jaleco e em laboratórios. Mostra que os esforços valeram a pena, essa formação que foi ampliada e parabenizo pela iniciativa por esta valorização”, disse Michele Sousa.
Com pesquisa na área da saúde e selecionada no edital Centelha, Michele Sousa mostrou a satisfação em participar da cerimônia. Seu estudo consiste em dispositivo que captura imagens e as codifica usando inteligência artificial para quantificar proteínas. A mudança de cores mostra o nível de proteínas. “Utilizei o que todos temos à mão, hoje em dia, o celular, para quantificação de proteínas. Este estudo possibilitou ver novas vertentes e aplicabilidade em outros setores. Nosso foco é ampliar este estudo e, em futuro breve, poder contribuir com a sociedade”, explica Michele Sousa. Ela dará continuidade ao estudo no doutorado, já em adamento.
“O apoio da Fapema foi primordial para este trabalho. Com o suporte da Fapema pude me dedicar e concluir meu trabalho”, disse Francinete Souza de Oliveira, da UEMA. Ela desenvolveu estudo que analisa extratos de espécies botânicas de grande importância clínica e de abundância no país, mas, ainda pouco utilizadas.
Também homenageado durante o evento, Walter Araújo Rocha fez doutorado pela Unicamp e sua tese trata de reduzir custos de grandes empresas do Nordeste, utilizando sistema fotovoltaico híbrido. “Nossa proposta é tornar possível criar sistema que permita comprar energia no mercado livre e desvincular de empresas locais, que acabam tendo custo mais alto. Isso pode ser feito em um formato otimizado, para reduzir os custos. Tivemos resposta significativa sobre esta economia, aplicando este sistema que foi desenvolvido na tese”, afirmou.
Walter destacou que a cerimônia de diplomação “é o reconhecimento de um trabalho e que deve ser destacado, sendo uma ocasião para agradecer todos os envolvidos que são os professores, as instituições, em especial, a Fapema, que permitiu essa formação com apoio em recursos”.
IMPULSIONANDO AVANÇO CIENTÍFICO
O diretor Científico, Cristiano Capovilla, destacou “o momento relevante para discussão de tema que tem reflexo no desenvolvimento de nossos recursos humanos e da sociedade, mostrando a relevância do mestrado e doutorado”. Ele observou que vivemos em uma era de constantes transformações, impulsionadas pelos avanços da tecnologia, globalização e demandas cada vez mais complexas nos campos profissionais. “Neste cenário, as pós-graduações em mestrado e doutorado, são pilares fundamentais para a formação de profissionais altamente qualificados e competitivos. Não são apenas títulos acadêmicos, mas, investimentos estratégicos no capital humano, permitindo explorar novas fronteiras do saber e contribuir com descobertas inovadoras”, ressaltou.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde da Uema-Caxias, Flávio Ubaid, enfatizou “ser um orgulho formar estes mestres e em programas que datam de mais de uma década e que vão atuar em diversas áreas de interesse social e considero essa presença importante para consagrar estas formações de alto nível”.
A chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA Campos Caxias, Waldirene Pereira Araújo também destacou a relevância dos investimentos para o desenvolvimento das pesquisas. “Agradeço a Fapema por impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico que nos faz avançar na perspectiva social. O objetivo da pesquisa é impulsionar o desenvolvimento em todos os setores”, enfatizou Waldirene Araújo.