FAPEMA participa de debates sobre inovação, fomento à ciência e COP30 durante evento nacional em Macapá

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) está presente no evento, que reúne na capital amapaense as principais lideranças da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do país, para promover a colaboração entre as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e debater desafios e soluções para o futuro da pesquisa no Brasil. A programação do Fórum Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), que acontece até sexta-feira, 21, aborda temas estratégicos, incluindo o incentivo à pesquisa e a contribuição dos estados da Amazônia Legal para a COP 30, que acontece em novembro, em Belém (PA).
A presença do Governo do Maranhão no evento, representado pelo presidente da FAPEMA, Nordman Wall, reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do ecossistema de inovação. Nordman Wall está acompanhado do diretor Administrativo e Financeiro, Arnodson Campelo, e de assessores da Fundação.

Com o Brasil se preparando para sediar a COP 30 que acontece em novembro em Belém do Pará, o Fórum também integra as pautas de sustentabilidade, ciência e inovação, destacando o papel estratégico da pesquisa no enfrentamento das mudanças climáticas. À contribuição dos estados amazônicos para a COP 30 foi um dos principais debates do encontro, que contou com a presença do governador do Amapá,Clécio Vieira.
Para o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, o evento reforça a necessidade de investimentos estratégicos na Amazônia. “O Amapá é um estado extremamente sustentável, e neste momento, a ciência, a tecnologia e a inovação estão reunidas neste evento, com as principais autoridades da área, como FINEP, CNPq, CAPES e os presidentes das FAPs. O Maranhão, com grande orgulho, está participando ativamente do fórum, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, especialmente com a proximidade da COP30”, reiterou.
O presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, destacou a participação do Maranhão nos debates. “Neste Fórum CONFAP, um dos nossos temas será a preparação para a COP30 e estamos muito articulados e motivados para contribuir com os debates. O Maranhão sempre participa ativamente dos nossos fóruns e discussões, contribuindo de forma muito positiva, e tenho certeza que não será diferente nesta ocasião. Portanto, nossa expectativa é muito boa”, avaliou.
Durante o evento, Odir Dellagostin apresentou um panorama sobre os incentivos à ciência e tecnologia e os investimentos em qualificação em 2024. O Maranhão aparece com uma alta de mais de 22%, no número de alunos com bolsa de mestrado e doutorado. O crescimento é o segundo maior entre as FAPs, perdendo apenas para estado da Amazônia.

Sobre os dados, Nordman Wall acrescentou que, o Governo do Estado tem investido fortemente em ciência e tecnologia, com mais de 50 milhões de reais destinados à área, no ano passado, e sempre buscando parcerias e novos recursos com instituições federais, para fomentar ainda mais a inovação no Maranhão. “O governador Carlos Brandão, sensível à importância desse investimento, apoia com entusiasmo as iniciativas e está comprometido com o avanço de novos projetos que busquem melhorar o setor econômico e social do estado e tem investido fortemente no eixo Mais Qualificação”, enfatizou.
Desafios e oportunidades
Os desafios e oportunidades para o avanço da pesquisa no país também foram debatidos no evento, com representantes do CNPq, CAPES e FINEP. A busca de novas parcerias é outra pauta do fórum e, neste sentido, foram assinados acordos de cooperação, incluindo parcerias entre CONFAP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de um acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para implementação do Instituto Brasileiro de Saúde Única.
Outro momento importante foi o painel ‘Amazônia Inovadora: Ciência, Empreendedorismo e Sustentabilidade em Rede’, que reuniu membros das fundações de amparo à pesquisa, do Sebrae e de startups para discutir como a inovação pode impulsionar o desenvolvimento sustentável na região.
Como parte da programação, foram promovidas reuniões com assessores Administrativos, Científicos e de Comunicação das FAPs. “Estamos acompanhando nosso presidente, Nordman Wall, neste CONFAP, onde tivemos a oportunidade de reunir as diretorias Administrativas e Financeiras das FAPs. Durante esse encontro, pudemos discutir situações mais delicadas, enfrentadas por estes setores e assim, trabalhar de maneira unificada. Esse momento tem sido muito proveitoso para as diretorias e estamos aqui para garantir nossa contribuição”, enfatizou o diretor Administrativo e Financeiro da FAPEMA, Arnodson Campelo.