FAPEMA moderniza processo de prestação de contas para pesquisadores
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) implementou novo procedimento para a entrega da prestação de contas financeiras. O objetivo é modernizar e agilizar os processos, facilitando esse serviço aos pesquisadores e garantindo mais segurança. Os documentos (a exemplo de notas fiscais, extratos e outros) podem ser encaminhados via e-mail, pelo endereço protocolo.prestcontas@fapema.br, simplificando esta etapa, que anteriormente, era feita de forma presencial com a entrega dos documentos no setor de protocolo da Fundação ou, no caso de pesquisadores de fora da capital, enviado via Correios.
O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, ressaltou a importância da medida para facilitar a vida dos pesquisadores e otimizar os processos administrativos. “A FAPEMA tem o compromisso em promover inovações que beneficiem a comunidade científica, garantindo maior agilidade e eficiência nas atividades desenvolvidas pela fundação. Com essas mudanças, a instituição reforça o processo de modernização dos seus sistemas, simplifica procedimentos e estimula os pesquisadores, fortalecendo a pesquisa e desenvolvimento científico no estado”, pontuou.
A principal orientação da Fundação é que os documentos sejam enviados no formato PDF, garantindo a padronização e facilitando a análise dos dados. Essa alteração faz parte das medidas estratégicas da diretoria da instituição para proporcionar maior eficiência e modernização aos procedimentos administrativos. Antes, era necessário o comparecimento presencial, que demandava tempo dos pesquisadores, especialmente aos residentes nas cidades do interior. Agora, documentos exigidos para execução do projeto, a exemplo de notas fiscais, extratos e outros, podem ser enviados por e-mail.
A nova modalidade oferece inúmeras vantagens aos pesquisadores, avalia o coordenador da Prestação de Contas e Financeiro da Fapema, Jeyffhyshon Diego Serejo. “A FAPEMA vem, a cada dia, atuando para que o pesquisador tenha mais comodidade e facilidade para realizar os procedimentos e se adequando ao sistema integrado de documentos do Governo do Estado. Com isso, atenderemos de forma ainda mais célere, para melhor responder ao pesquisador, nesta fase da prestação de contas”, frisou.
A mudança vale para a Prestação de Contas Financeiras. A Prestação de Contas Técnicas permanece via sistema Patronage, por meio da guia ‘Relatório Técnico’.
CANAL DIRETO
Além da novidade no processo de entrega, a FAPEMA continua investindo em canais de comunicação eficientes. Agora, os pesquisadores podem esclarecer dúvidas no canal Whatsapp pelo número (98) 98414-0883, proporcionando maior comodidade e rapidez na resolução de questões relacionadas aos seus projetos.
A Fundação também disponibiliza atendimento especial via Google Meet. Neste caso, o pesquisador deve realizar o agendamento online e no campo “observação” colocar o endereço do Meet que deseja atendimento. No dia e horário agendado a equipe da FAPEMA entrará na sala virtual para o atendimento.
As mudanças foram elogiadas por pesquisadores. Para a em administradora e tecnóloga em Segurança do Trabalho, Nabiara Fernanda da Silva, “o correio eletrônico, além de evitar o uso de diversas papeladas, é uma forma de aperfeiçoar o trabalho e tornar a comunicação mais rápida e eficaz”.