FAPEMA marca presença nos debates do Fórum Consecti & Confap, no Pará

Por Elizete Silva 27 de setembro de 2023

Diretores Científicos de FAPs de todo o país pautaram os debates sobre avanços no segmento, novas tecnologias e programas de infraestrutura, envolvendo a região amazônica, durante o Fórum Nacional Consecti & Confap, que acontece na cidade de Santarém, Pará. O diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Cristiano Capovilla, marcou presença no evento. Também participaram da reunião a chefe da assessoria de Planejamento da Fundação, Adriana Carvalho, e a secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti, Wasti Cunha.

Participam do fórum, presidentes das 27 fundações de amparo à pesquisa, secretários estaduais, representantes do Ministério da Ciência (MCTI) e de entidades e agências federais e internacionais de fomento à ciência, tecnologia e inovação. O evento ocorre até 30 de setembro.

“O fórum tem importante missão de promover o debate de temas prioritários da política científica e tecnológica nacional, observando-se neste contexto, os desafios da região amazônica, que é foco das atenções do mundo. Foram diversas políticas importantes elencadas, que terão repercussão nos debates políticos, daqui para frente e vamos aprofundar este tema, durante o evento. É uma política importante, de resgate e manutenção de equipamentos, que vamos executar em parcercia com a Finep. Uma ação para diminuir desiguladades e garantir mais desenvolvimento deste cenário”, avaliou o diretor Científico da FAPEMA, Cristiano Capovilla, que representa o presidente da Fundação, Nordmam Wall.

O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Carlos Aragão, pontuou a importância das fundações de amparo no programa infraestrutural para avanço do segmento. “As FAPs são fundamentais no apoio em série de atividades necessárias ao funcionamento do sistema de ciência e pesquisa, garantindo equipamento e a manutenção dos projetos, além da garantia de capilaridade destes trabalhos e atendimentos aos estados em suas peculiaridades, com vistas às condições regionais e com desenvolvimento sustentável. Portanto, a parceria é imprescindível e acredito que, atuando em conjunto, temos mais condições de solucionar os problemas”, avaliou.

Com a Finep, o Maranhão mantém algumas parcerias, a exemplo do edital Centelha, ação bem-sucedida que conta com 39 empresas selecionadas, garantindo apoio ao desenvolvimento das organizações. Além da reunião entre os diretores científicos, a agenda contou ainda com visita ao Museu de Ciência da Amazônia.

Durante os quatro dias do Fórum Consecti & Confap, os pesquisadores e classe de cientistas terão oportunidade para expor as o cenário, desafios e soluções na promoção de estudos na Amazônia. Capovilla pontua o simbolismo em reunir “aqueles que decidem as áreas das ciências e tecnologias para a Amazônia e considerar este olhar local para que os projetos reflitam a realidade da região e de sua população, tendo repercussão Brasil afora”.

O fórum é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Agenda

Na quinta-feira, 28, será a abertura oficial do evento com a presença de autoridades e atrações culturais, bloco de atividade sobre a Amazônia+10, com fins a apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico sobre a floresta tropical. Na ocasião, haverá apresentação de novo edital fruto do programa Amazonia+10 que tem a adesão da FAPEMA – o Expedições de Pesquisa na Amazônia.

Na sexta (29), mais dois blocos de debates com presenças de reitores e diretores de instituições de ciência e tecnologia, e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). No mesmo dia, ocorrerá a reunião interna entre os membros do Consecti e Confap, marcando encerramento da programação de debates. No sábado (30), programação opcional de visitas aos participantes, para conhecerem a região.