Fapema leva ciência e inovação para a 2ª Feira Maranhense de Agricultura Familiar
Produtos inovadores de empreendedores maranhenses serão destaque no estande da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), durante a programação da 2ª Feira Maranhense de Agricultura Familiar (Femaf), aberta nesta quarta-feira (4), na Lagoa da Jansen. A Fundação levará ao público uma vasta programação, voltada para o fortalecimento do setor agrícola do estado, com destaque para a ciência, a inovação e a sustentabilidade.
Promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com a parceria da Fapema, o evento reúne diversas iniciativas para impulsionar a agricultura familiar, estimular avanços tecnológicos e incentivar práticas sustentáveis no setor. O diretor Administrativo Financeiro da fundação, Arnodson Campelo participou da abertura do evento e reafirmou o viés da instituição no impulso às ideias inovadoras. A Femaf vai até sábado (7) na Lagoa da Jansen.
“A Fapema tem o firme compromisso de fomentar e apoiar a inovação e a pesquisa no estado, e essa parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar é uma excelente oportunidade de mostrar como a ciência e a tecnologia estão ajudando a transformar a agricultura familiar, gerando novos negócios e melhorando a qualidade de vida dos nossos agricultores e gerando emprego e renda para os maranhenses”, pontuou Arnodson Campelo.
O evento é um espaço privilegiado para a troca de conhecimentos e traz atividades como minicursos, palestras, oficinas, painéis e atrações culturais. Entre estas, destaque para o Festival Gastronômico do Babaçu do Maranhão e o concurso para a Melhor Farinha d’Água do Maranhão, que vão promover a valorização dos produtos regionais e as práticas alimentares sustentáveis.
O titular da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou a importância da Femaf para o fortalecimento da agricultura familiar no estado. “Este evento é um marco para a agricultura maranhense. Ao reunir produtores, empreendedores e pesquisadores, conseguimos promover o desenvolvimento de novas tecnologias e a valorização das iniciativas locais, que têm um impacto direto na vida dos agricultores familiares e na economia do Maranhão”, destacou.
Na programação de abertura, a Fapema apresentou a linha de produtos de beleza Duna, uma marca que alia cuidados com a pele, sustentabilidade e inovação. O projeto foi contemplado pelo edital Inova Amazônia, que apoia empresas da área de bioeconomia com foco em soluções sustentáveis e inovadoras. A empreendedora Tayla Diniz destaca que a marca é a primeira marca maranhense de maquiagem natural de fórmulas biocosméticas.
Com a participação na feira, a fundação dará mais oportunidade e incentivo ao empreendedorismo local, dando visibilidade às iniciativas que aliam sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento econômico.
Programação
Outro destaque do estande será a demonstração de uma máquina inovadora para a quebra e extração total do coco babaçu, um dos principais produtos da agricultura familiar no Maranhão. Na sexta-feira (6), será a vez do projeto Mishi Saike, que, com apoio do edital Economia Criativa, apresentará cerâmicas utilitárias produzidas de maneira artesanal, além do projeto Curiá, que integra tecnologia e conhecimento sobre a região amazônica, apoiado pelo edital Inova Amazônia.
O encerramento, no sábado (7), será marcado pela exposição de dois projetos inovadores com o apoio do edital Centelha 2. Entre os destaques, estarão produtos biocosméticos à base de vinagreira roxa e a proposta Comida de Jardim, que aposta no cultivo de alimentos saudáveis, com ênfase em flores comestíveis e plantas alimentícias.