Fapema lança edital de estímulo à criação de empreendimentos inovadores
O Governo do Maranhão e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançaram na quinta (19/12), o edital do Programa de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Centelha Maranhão.
A submissão de propostas das ideias inovadoras pode ser feita a partir desta sexta (20/12) e o prazo se encerra no dia 30 de março do próximo ano. Confira o edital no link.
A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro Histórico de São Luís, sob a presidência do secretário de Estado Davi Telles.
O presidente da Fapema, André Santos, efetuou o lançamento on line do edital, juntamente com o secretário Davi Telles e representantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Uniceuma, do Centro Universitário Undb e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
Sobre o programa
O Programa Centelha Maranhão é promovido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com execução pela FAPEMA .
Ele integra o Eixo Universidade do Programa Inova Maranhão e conta com o apoio da UEMA, UEMASUL, UFMA, IFMA, CEUMA, ISL WYDEN e UNDB.
O objetivo é disponibilizar módulos de aprendizado para a comunidade acadêmica, oferecer suporte financeiro e conexão com empresas e empreendedores, para a constituição de novos negócios.
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Maranhão. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
Os recursos destinados são de aproximadamente R$ 1,5 milhão, destinados a 28 projetos inovadores as áreas de Administração Pública; Aeroespacial; Agronegócio; Automotivo; Bens de Capital; Borracha e Plástico; Cerâmica; Comércio e Varejo; Construção Civil; Construção Naval; Economia Criativa; Economia do Turismo, Gastronomia, Eventos e Lazer; Educação; Elétrico e Eletrônico; Energia; Fabricação de Alimentos e Bebidas; Farmoquímico e Farmacêutico; Financeiro; Jurídico; Madeira e Móveis; Marketing e Mídias; Meio Ambiente e Bioeconomia; Mercado Imobiliário; Metal-Mecânico e Metalurgia; Mineração; Papel e Celulose; Pesca e aquicultura; Petróleo e Gás; Químico; Saúde e Bem Estar; Segurança e Defesa; Social; Tecnologia da Informação e Telecomunicações; Têxtil, Confecção e Calçados; e Transporte, Logística, Mobilidade, prioritariamente oriundos de pesquisas e inovações das Instituições de Ensino Superior do Maranhão.
Fotos: Odinei de Jesus