FAPEMA lança edital de apoio à projetos de extensão com recursos de R$ 350 mil
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) lançou nesta sexta-feira (26) edital para o Apoio à Projetos de Extensão, em todas as áreas do conhecimento, realizados em diálogo com diferentes setores da sociedade. Com um montante de R$ 350 mil disponível, a chamada tem entre seus objetivos apoiar projetos relevantes que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a participação social, a qualidade de vida dos maranhenses e a redução das assimetrias sociais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 de maio por meio do sistema Patronage da FAPEMA. Os interessados podem saber mais sobre a chamada no site da Fundação – www.fapema.br.
O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, ressalta que o edital coloca a Fundação na vanguarda do apoio à pesquisa e extensão no Maranhão e também no país. “Há aproximadamente uma década, chamadas com este foco não eram ofertadas pela FAPEMA. Estamos reconhecendo sua importância na produção do conhecimento, proporcionando oportunidades concretas para que desenvolvam projetos que contribuam, de forma significativa, para a comunidade”, pontuou.
A iniciativa do Governo do Estado, por meio da FAPEMA, visa fomentar projetos de extensão que apresentem resultados para a execução de ações e elaboração de políticas públicas socialmente relevantes. Estes projetos devem ser interdisciplinares e contribuir para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias sociais, culturais e educacionais. Além disso, devem estar alinhados com as áreas do Plano Maranhão 2050. Podem se inscrever na chamada professores doutores que atuam em universidades maranhenses, públicas ou privadas sem fins lucrativos.
Nordman Wall destacou ainda, os benefícios diretos que essa oportunidade trará aos professores doutores do Maranhão. “Além do apoio financeiro para a execução dos projetos, os docentes terão a chance de expandir seus conhecimentos para além dos muros das universidades, promovendo maior interação entre a academia e a sociedade, e consequentemente, contribuindo para solucionar desafios locais”, reitera Wall.
Os projetos devem trabalhar os seguintes temas: ‘Educação, identidade e cultura transformadoras e estruturantes’; ‘Economia próspera e inclusiva’; ‘Meio ambiente valorizado e resiliente’; ‘Sociedade saudável, segura e justa’; e ‘Governança efetiva, conectada e inovadora’. No edital, estão especificados, por tema, os indicadores que devem ser apresentados no desenvolvimento das propostas.
O diretor Científico da Fapema, Cristiano Capovilla, enfatiza que o tripé que sustenta as universidades brasileiras é o ensino, a pesquisa e a extensão. “Os editais de apoio a projetos de extensão estavam em falta e a FAPEMA lança essa chamada, na linha das grandes agências de financiamento nacional, a exemplo da Finep e CNPq, e com intuito de suprir essa demanda. Esse edital vai ao encontro dessa necessidade, de darmos mais atenção aos extensionistas”, observa.
A comunidade acadêmica recebeu com entusiasmo o anúncio do lançamento da chamada. “Queremos destacar a relevância desse edital, no momento em que o Brasil passa por um grande fomento na extensão universitária. A FAPEMA sai à frente das demais fundações, estimulando essa extensão, numa perspectiva de diálogo entre professores pesquisadores e professores extensionistas.
“Este edital representa um grande incentivo aos extensionistas da Universidade Federal do Maranhão e de todas as universidades em geral. É um grande benefício para o Maranhão e nós, da UFMA, da pró-reitoria de Extensão, só temos agradecer a atenção da Fapema e à sensibilidade dos seus diretores e do seu presidente, pelo lançamento este edital”, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi.
Nos sentimos bastante prestigiados e privilegiados em ter uma Fundação que tem um olhar para a extensão, assim como tem para pesquisa nesse contexto do fortalecimento e consolidação da extensão universitária”, avaliou a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Maranhão, Ilka Serra.
“Além da formação profissional, as universidades têm um papel social importante, diante da comunidade. A extensão universitária é uma das ferramentas indispensáveis neste elo e editais, como esse que está sendo proposto pela FAPEMA, são essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos professores e têm uma importância educativa social e cultural para a sociedade”, avalia a diretora de Pós-Graduação da UFMA, Rosângela Fernandes.