FAPEMA divulga pesquisas, obras e projetos na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), reforça o apoio e suporte aos pesquisadores, estudantes e produções científicas do Maranhão com a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão. O evento, que teve início na terça-feira (18) e foi aberto pelo governador Carlos Brandão, conta com palestras, minicursos e mostras relacionados ao tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
No estande da FAPEMA, divulgação de obras, apresentação de projetos e pesquisas financiados pela instituição. O evento prossegue até dia 21 de outubro, sempre das 9h às 20h, Praça das Mercês, Centro Histórico.
O tema deste ano propõe a integração da semana às comemorações que buscam refletir sobre o processo histórico da Independência do Brasil na construção e desenvolvimento do país, além de promover e popularização a ciência, a tecnologia e a inovação. O evento pretende incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população, dando mais visibilidade à produção de conhecimento local.
Para o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, a semana é a vitrine da ciência do Estado. “É um evento nacional e do qual há muitos anos temos feito essa participação importante, junto com a Secti, que coordenada toda essa programação. Em nosso estande vamos mostrar tudo que temos financiado em termos de pesquisa, não só em relação à bolsas, mas também, auxílio financeiro e ainda, o resultado destes trabalhos. São vários livros que serão lançados, pois a FAPEMA também financia estas obras”, frisou.
O titular da FAPEMA destacou ainda os resultados com o curso de Robótica, realizado por professores da rede pública do Maranhão em Portugal por meio do programa Professor Cidadão do Mundo, que serão apresentados na semana. “É também uma oportunidade para os professores e pesquisadores mostrarem o que aprenderam no curso de robótica, que foi realizado em Portugal. Uma iniciativa inédita do Governo do Estado que foi pensada pela FAPEMA dentro da linha de ação Mais Qualificação e que tem forte impacto na melhoria do ensino e do aprendizado dos alunos. Para o próximo ano a meta do governador Carlos Brandão é ampliar o programa”, completou André Santos.
Ciência e Tecnologia
A programação da SNCT – na “Cidade da Ciência montada na Praça das Mercês – conta com roda de conversas, palestras, minicursos, oficinas, mostras, lançamentos de livros, entre outros. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e parceiros. A FAPEMA destacou 60 monitores, selecionados por meio de edital e que estarão dando suporte na recepção dos visitantes, entre outras atividades.
Para os participantes, a semana é uma oportunidade de obter conhecimento sobre o tema e despertar ideias. “Acredito que seja de vital importância como uma inspiração. Uma pessoa que não está envolvida no mundo da tecnologia, da robótica e ter acesso a uma feira desta magnitude, pode ter um pensamento para ampliar o conhecimento e interesse por esse setor e buscar mais informações”, avaliou o estudante Marcos Gabriel.
A agenda da FAPEMA para o evento inclui lançamento de livros, apresentação de startups e pesquisas, exposições, sorteio de obras e o ponto alto, no encerramento, haverá lançamento da nova edição da Revista Inovação.
A programação completa está disponível no site www.semana.secti.ma.gov.br.
Programação da FAPEMA
Dia 20 – Lançamento do livro ‘Histórias e Memórias da Balaiada’, da autora Elizabeth Sousa Abrantes, às 17h; apresentação de linhas de ações da FAPEMA para jovens pesquisadores; e exposição e sorteio de livros publicados com o apoio da FAPEMA.
Dia 21 – Apresentação da pesquisa ‘Efeito Tópico da Goma do Cajueiro para Prevenção do Desgaste Dental em Pacientes com Refluxo Gastro’, trabalho desenvolvido pela pesquisadora Adrianne Caroline Santos e coordenada pela professora doutora Leily Macedo Firoozmand, a partir das 15h; apresentação do projeto ‘Robótica como ferramenta de ensino’, com a professora Janaina Fonsêca; sorteio de livros apoiados pela FAPEMA; lançamento do livro ‘Joias da Amazônia Maranhense – da natureza ao artesanato’, de Gisele Reis Correa Saraiva, às 18h; e lançamento da nova edição da Revista Inovação, às 18 horas.