FAPEMA cria assistente virtual e garante mais agilidade no atendimento ao público

Por Elizete Silva 28 de fevereiro de 2023

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) passa a contar com um novo serviço para o público de pesquisadores e a comunidade em geral. A mascote Jussara ou simplesmente ‘Ju’, agora é atendente virtual da instituição e responde a várias demandas deste segmento nas plataformas online – site e página do sistema Patronage.

“A criação dessa atendente virtual é mais uma iniciativa da FAPEMA para melhorar o atendimento aos pesquisadores e a quem acessar as plataformas da Fundação. A cada tempo, temos o propósito de qualificar ainda mais nossos serviços e garantir que, ao acessar o site da FAPEMA ou a plataforma Patronage, as dúvidas sejam sanadas e a informação esteja acessível”, avaliou o presidente da FAPEMA, André Santos.

A atendente virtual pode ser acessada no ícone azul que aparece no lado direito da tela do site da Fundação – www.fapema.br – ou na página do Patronage. Ao clicar, a Jussara já aparece e inicia a interação. Após, é colocado à disposição do internauta uma lista de opções nas quais a atendente pode prestar suporte.

A atendente Jussara pode resolver questões pré-definidas, envolvendo agendamento, contato dos setores, editais, edições, modelo e documentos, sistema Patronage e prestação de contas, entre outras. Em cada uma destas alternativas, a atendente virtual mostra subtemas a serem escolhidos. Caso o assunto seja outro, a atendente virtual oferece a opção ‘nenhuma das alternativas’ e o usuário pode comunicar qual seu interesse.

André Santos ressaltou o resultado prático da utilização deste tipo de ferramenta online. “É parte de uma tendência já observada entre as grandes instituições, que utilizam atendentes digitais para fortalecer a relação com seus internautas, colaboradores e parceiros, além de transmitir as atividades da instituição de maneira mais amigável. É o Governo do Estado avançado para ofertar cada vez mais serviço de qualidade para a população”, reforçou o presidente da FAPEMA.

A Jussara já era mascote da FAPEMA, escolhida em votação popular, e agora, como assistente virtual, responde e guia o usuário a fim tirar suas dúvidas. O atendimento virtual está disponível 24h, sete dias por semana. Para manter o software atual a equipe da fundação atualiza constantemente os dados com respostas para as dúvidas mais frequentes dos pesquisadores.

TECNOLOGIA

A atendente virtual Jussara integra a série de avanços implementados pela Fundação nos últimos anos, são ações de modernização e informatização promovidos para facilitar, agilizar e atender às demandas dos pesquisadores com maior eficiência.

O novo serviço soma-se a iniciativas já implantadas como o Assinador Digital, que equivale a uma assinatura de próprio punho, porém feita de forma online. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado. Assim, confere garantias de integridade e autenticidade. A ferramenta trouxe mais agilidade para o pesquisador, que pode realizar todo o processo de submissão de seus trabalhos por meio online, sem precisar se dirigir à instituição.

Em constante aprimoramento, o sistema Patronage dispõe hoje de mais recursos que garantem mais comodidade para os pesquisadores que submetem propostas aos editais da FAPEMA. O sistema de acesso aos editais garante que pesquisas possam ser inseridas de forma online e todo o processo finalizado via internet. Como resultado de todos desses investimentos a Fundação comemora o aumento de 130% na participação de pesquisadores do interior maranhense nas chamadas lançadas nos últimos anos.

 

Texto: Sandra Viana com edição de Elizete Silva