FAPEMA celebra posse de seu diretor Científico na Academia Maranhense de Ciências

A FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão) celebrou um momento de grande relevância para a ciência no estado com a posse de seu diretor Científico, Cristiano Capovilla, como membro colaborador da Academia Maranhense de Ciências (AMC). O evento, realizado na noite da última sexta-feira (14/03) no auditório da OAB, marcou a incorporação de 16 novos membros à AMC, reforçando o compromisso com a excelência científica e a inovação no Maranhão.

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, integrou o dispositivo de honra da solenidade e, em seu discurso, destacou a importância da nomeação de Cristiano Capovilla e da presidente da Fundação Escola de Governo do Maranhão Leuzinete Pereira, que também foi empossada.

Para ele, este é um reflexo do compromisso do Governo do Maranhão com o fortalecimento da ciência, da inovação e da qualificação profissional. “A posse de Cristiano Capovilla e Leuzinete Pereira na Academia Maranhense de Ciências representa um reconhecimento não apenas de suas trajetórias acadêmicas e profissionais, mas também do papel estratégico que desempenham na construção de um Maranhão mais inovador e preparado para os desafios do futuro. Essa solenidade reafirma a Política do Governador Carlos Brandão, que coloca a ciência e a educação no centro do desenvolvimento econômico e social do estado, garantindo investimentos e uma aproximação cada vez maior entre governo, pesquisadores e a sociedade”, enfatizou Nordman, que estava acompanhado do diretor administrativo e financeiro da FAPEMA, Arnodson Campelo
As ações da FAPEMA em prol do desenvolvimento cientifico e tecnológico do Estado foi pontuado no discurso do presidente da Academia Maranhense de Ciências, Henrique Mariano, que falou sobre o papel essencial das academias científicas no fomento à pesquisa de alta qualidade, à colaboração interdisciplinar e à integração entre diversos setores da sociedade. “As Academias de Ciências são espaços que impulsionam o avanço do conhecimento, proporcionando uma plataforma para que pesquisadores compartilhem descobertas e tenham acesso a financiamento e recursos essenciais ao desenvolvimento científico e a FAPEMA tem sido uma importante parceria neste trabalho”, afirmou.

Para Cristiano Capovilla, sua nomeação na AMC representa não apenas o reconhecimento de sua trajetória acadêmica, mas também do impacto da atual gestão da FAPEMA, que vem conquistando projeção regional e nacional. “A ciência maranhense ganha cada vez mais respeito porque existe uma sintonia entre governo e academia. Sinto-me honrado tanto como pesquisador quanto como gestor público. Essa nomeação fortalece meu compromisso em continuar apoiando o desenvolvimento do estado nessas duas frentes”, afirmou Capovilla, que é Doutor em Filosofia e professor do Colégio Universitário da UFMA (COLUN).

Em 2024, a FAPEMA atingiu um marco histórico em investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, ultrapassando R$ 53 milhões aplicados em bolsas e auxílios. Além disso, lançou o maior edital de sua história, voltado ao Plano Maranhão 2050, fomentando pesquisas alinhadas aos desafios e oportunidades para as próximas décadas.