FAPEMA apresenta mostra de Robótica Inclusiva na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por Sandra Viana 24 de outubro de 2022

A robótica utilizada para facilitar o cotidiano de pessoas com deficiência, por meio do desenvolvimento de produtos e projetos inclusivos foi um dos projetos apresentados pela FAPEMA na agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão encerrada na sexta-feira, dia 21.

Criado por um grupo de estudantes do curso de Robótica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o mecanismo mostrado tem como objetivo facilitar a vida de quem tem deficiência visual e auditiva. A semana é uma promoção do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com apoio da FAPEMA.

 

O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, pontuou o simbolismo e importância social destas iniciativas. “Temos projetos de robótica e tecnologias ativas sendo aplicados por professores de todas as regiões do Estado e nesse sentido, é importante, pois, além de estimular o aprendizado, tem o viés a linha da inclusão social. Uma bandeira do governador Carlos Brandão, que tem recebido fortes investimentos do Governo do Estado. A FAPEMA, seguindo essa máxima e acreditando que todos devem ter a oportunidade de avança, apoia por meio de editais diversos projetos nesse segmento”, avaliou.

 

O projeto de Robótica Inclusiva tem sido motivador dos estudantes com deficiência auditiva e visual, ressaltou o professor de Robótica do IFMA, Almir Sousa, que coordena o projeto exposto por alunos no estande da FAPEMA. “Temos observado que o tópico da inclusão fez despertar nos alunos o desejo de desenvolver produtos, protótipos e robores que facilitem e melhorem a vida das pessoas com deficiência”, explicou o docente.

 

Uma das propostas citadas pelo professor é a campainha inclusiva, desenvolvida por uma estudante com deficiência auditiva, que tinha dificuldades de identificar este som. “Ela conseguiu fazer com que o celular dela avisasse sempre que houvesse toque da campainha. Um projeto que agrega a inclusão e a robótica. Este tem sido o foco dos projetos que temos trabalhado com os alunos”, explica o professor.

 

Em outro caso, voltado para alunos com deficiência visual e que utiliza visão computacional, consiste em que, há certa distância, o item, no caso, óculos, identifique que existe objeto à sua frente e indicará o obstáculo. “Um produto que se soma à bengala identificando um objeto na parte superior e evitando que a pessoa esbarre neste ponto. Estes projetos só reforçam o avanço da robótica com esse viés inclusivo e que vem sendo sucesso”, explica o professor.

 

Todos os protótipos e produtos em exposição tiveram contribuição importante oferecidos pela FAPEMA, por meio do programa Professor Cidadão do Mundo. Nessa oportunidade, professores maranhenses do segmento viajaram para Coimbra e Porto, em Portugal. “Tivemos contato com tecnologias de primeiro mundo, treinamento utilizando internet das coisas, banco de dados, exame computacional, a própria robótica. Isso foi fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento dos projetos que estamos executando”, afirmou o professor Almir Sousa.

 

Levi Davi Pereira, 17 anos, curso de Automação Industrial do IFMA, pontuou a importância dos incentivos da FAPEMA para estimular o avanço de pesquisas nesse e outros segmentos da tecnologia. “Nos faz ter mais estímulo, mais interesse e estudar mais para ampliar conhecimentos nesta área, reforçar o que aprendemos em nosso curso e sempre pensar na utilidade prática para a sociedade quando desenvolvemos os projetos”, afirmou o jovem estudante.

Texto: Sandra Viana