FAPEMA abre programação da Agrobalsas com mostra de pesquisas e ação interativa
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) deu início à agenda na 19ª edição da Agrobalsas, com exposição de projetos contemplados em editais, mostra de livros que receberam apoio da fundação e ainda, ação interativa com o público. A cerimônia de abertura do evento ocorreu na noite desta terça-feira (16), e contou com a participação do Governador Carlos Brandão. A fundação tem estande no Armazém do Empreendedor, coordenado pela Secretaria da Indústria e Comércio (Seinc), compartilhado com demais órgãos e secretarias estaduais. A Agrobalsas recebe apoio do Governo do Estado e vai até dia 20 deste mês, na Fazenda Sol Nascente, município de Balsas.
“A FAPEMA, assim como as demais secretarias e órgãos do governo, marca presença na Agrobalsas, o que consideramos de grande importância pois, temos muitos investimentos em pesquisas na região. O governador Carlos Brandão acerta em apoiar este mega evento da agropecuária maranhense e do Nordestes, reforçando o compromisso com o avanço econômico e o pleno desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou o diretor Administrativo da FAPEMA, Arnodson Campelo, que no evento de abertura representou o presidente da instituição, Nordman Wall.
No estande, a FAPEMA apresenta um panorama do que é executado nos diversos editais, exposição de livros, promove a atividade ‘Transforme suas ideias em negócio’ para interação com o público, além do sorteio de obras publicadas com apoio da instituição. Nesta quarta-feira (17), o sócio-diretor na startup de logística UP Entregas e Tecnologia (Entregatex), Jandson Feitosa Sousa, mostra como chegou à ideia de criar a ferramenta.
Outros parceiros que estão no Armazém do Empreendedor são as secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e do Turismo (Setur); o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq), a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), a Maranhão Parcerias (MAPA), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP-MA) e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE), entre outros.
Agenda
Na quinta-feira (18), haverá as exposições Gin Luar, do empreendedor Raul Loiola Coêlho Dias, selecionado no Tecnova II; e apresentação de resultados do projeto “Obtenção de Novos Materiais Fotossensibilizadores”, da pesquisadora Regina Mendes Oliveira. Já o trabalho ‘Obtenção de Novos Materiais Fotossensibilizadores’, doutora em Química, Regina Mendes Oliveria, que é de Balsas, analisa a geração de energia por fontes renováveis, como a tecnologia solar, por exemplo.
Dando continuidade ao cronograma, dia 19, a FAPEMA apresenta as exposições ‘Impactos do milho Bt na população de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) no Cerrado Maranhense: como os inimigos naturais e a sucessão soja/milho pode impactar nesse cenário?’, dos pesquisadores Solange de França, Cynara de Oliveira e Eduardo Silva, contemplados no edital FAPEMA/CNPq; e o projeto ‘Acaroufauna e Aspectos bioecológicos de ácaros associados a culturas da soja e do feijão em Balsas-MA’, de Solange de França e Milena Amorim, contemplados no edital Universal.
Dia 20, encerramento da feira, a FAPEMA segue com o panorama de editais executados, exposição de livros, sorteio e a ação interativa ‘Transforme suas ideias em negócios’.