Faculdade de Arquitetura realiza Seminário sobre os desafios da gestão urbana, com apoio da FAPEMA
O crescimento desordenado nas cidades e a mobilidade urbana são temas atuais que chamam atenção das autoridades. Com esse foco, acontece nos dias 11 e 12 de setembro o “I Seminário Maranhense em Gestão Urbana e Desenvolvimento Regional e Local”, que será realizado no Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, localizado na Rua da Estrela, 472, Praia Grande. Na oportunidade será discutido o desafio de avançar de forma equilibrada, promovendo o bem estar da população e buscando o desenvolvimento sustentável.
O evento é uma parceria entre o Curso de Pós-Graduação Cartografia Social e Política da Amazônia da UEMA e o curso de Pós-Graduação Gestão Urbana e Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, através do Edital de Apoio a Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação – AREC. O AREC tem como objetivo apoiar a realização de eventos científicos, tecnológicos e/ou de inovação no Maranhão, incluindo congressos, seminários, workshops, e similares de âmbito internacional, nacional, regional e local. O edital encontra disponibilizado no site da FAPEMA, no endereço www.fapema.br.
Saulo Santos, um dos coordenadores do evento, falou sobre o apoio da FAPEMA. “È muito importante a parceria com a FAPEMA, porque foi através dos recursos adquiridos por meio desse edital que pagamos nossos custos e estamos realizando o seminário”, disse. O “I Seminário Maranhense em Gestão Urbana e Desenvolvimento Regional e Local” tem objetivo é compreender a gestão urbana e o desenvolvimento regional e local fazendo com que as cidades venham a ter condições adequadas e sustentáveis de maneira que todos possam se beneficiar das políticas públicas.
Serão mais de duzentos participantes entre profissionais, pesquisadores, professores, e comunidade acadêmica (alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Administração Pública, Engenharia, Ciências Sociais, Geografia, Economia e alunos de Pós-Graduação em Meio Ambiente, Economia, Desenvolvimento, Ciências Sociais e Políticas Públicas, entre outros) e gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal que irão debater questões ligadas ao urbano e ao desenvolvimento, pois as cidades tornaram-se o grande desafio no século XXI, onde cada vez mais as pessoas tem buscado o espaço urbano como “residência”.
.Saulo Santos disse ainda que além dos objetivos, o seminário também oportuniza o fortalecimento do curso no estado. “O curso de Pós-Graduação da UEMA é novo e já conta com apoio e programas de outras instituições de ensino superior federais tornando-o mais fortalecido no mercado de trabalho. O seminário é positivo também, porque fortalece conhecimento científico do Maranhão”, observou.