Ensino Integral do Iema chega a mais quatro municípios ainda este mês
Estão em fase de finalização os preparativos para a instalação das novas quatro unidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Dessa vez, as cidades contempladas com o ensino técnico em tempo integral serão Axixá, Coroatá, São José de Ribamar e Timon, todas com período letivo programado para fevereiro de 2017.
Projeto do Governo do Maranhão executado pela Secti, o Iema visa à formação técnica e profissional dos maranhenses de acordo com as vocações locais das diferentes regiões do estado. Para isso, antes da instalação de uma nova unidade são realizados estudos técnicos e audiências públicas nas quais são coletadas as demandas da população.
Em Axixá, por exemplo, serão oferecidos os cursos de Cooperativismo, Eletrotécnica, Agricultura Orgânica e Informática (manutenção e redes). Já em Coroatá, os cursos ofertados serão Agricultura Orgânica, Cooperativismo, Avicultura e Informática. Em Timon serão ofertados os cursos de Equipamentos Biomédicos, Informática Biomédica, Logística e Serviços Jurídicos, e, em São José de Ribamar os de Eletromecânica, Guia de Turismo, Agricultura Orgânica e Informática.
Obras do Iema São José de Ribamar estão em finalização; Os Iemas de Axixá, Coroatá, São José de Ribamar e Timon iniciam as aulas em fevereiro de 2017.
Foto: Divulgação
Oportunidades
Atendendo 640 alunos nesta nova etapa, o Iema também inova nas oportunidades de protagonismo oferecido aos estudantes. “É um instituto que oferece o ensino técnico em tempo integral com modelo pedagógico inovador, onde o estudante define parte do próprio currículo com a orientação dos professores, participa de estudo orientado, constrói seu projeto de vida, participa de clubes de protagonismo nas áreas do seu interesse, desenvolve experiências e práticas nos laboratórios, faz três refeições diárias com cardápio acompanhado por nutricionista, tem assistência psicopedagógica e educação em saúde, realiza práticas esportivas e estágio supervisionado ao final do 3º ano”, detalhou o secretário Jhonatan Almada.
Além disso, professores e alunos têm a oportunidade de desenvolver pesquisas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapema), e agora a instituição também oferece o programa de intercâmbio internacional pelo Programa ‘Iema no Mundo’, onde podem cursar um semestre do Ensino Médio no exterior (high school).
O modelo oferecido pelo Iema chegará a mais estudantes a partir de 2017. “É uma oportunidade ímpar para a juventude construir projeto de vida autônomo e produtivo por intermédio de educação profissional e tecnológica em tempo integral com as mais amplas condições possíveis no que tange à estrutura, professores, técnicos e equipamentos. Além disso, nossa equipe orientará, a partir de 2017, as Secretarias Municipais de Educação quanto a tecnologia de gestão e ao modelo pedagógico do Iema, com o objetivo de transferir essa tecnologia social às redes das escolas municipais”, detalhou o secretário.