Edital da FAPEMA seleciona estudantes para monitoria na Semana de Ciência e Tecnologia 2023
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) lançou nesta sexta-feira,25, edital para seleção de estudantes, para realizar atividades de monitoria durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/2023, que acontecerá em Imperatriz de 16 a 20 de outubro. O evento é organizado anualmente pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e tem como objetivo principal divulgar e tornar acessível a toda a população o conhecimento científico. Interessados em concorrer as vagas do edital podem se inscrever até o dia 15 de setembro no site www.fapema.br.
O público-alvo do edital são estudantes de graduação, matriculados regularmente em instituições de ensino ou de pesquisas públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão, em todas as áreas do conhecimento. Estão sendo ofertadas 60 vagas distribuídas nas modalidades: ampla concorrência, pessoa com deficiência e pretos, pardos e indígenas. A distribuição das vagas em modalidades respeita o Estatuto Estadual da Igualdade Racial (Lei n° 11.399, de 28 de dezembro de 2020) e as políticas de inclusão e participação social do Governo do Estado adotadas pela SECTI e FAPEMA, garantindo a participação de todos.
Em sua 20ª edição a SNCT-MA tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, pontua que o evento contribui, significativamente, para disseminar e estimular a produção científica maranhense. “É um evento que serve de vitrine para mostrar a produção científica do Estado. Esta edição traz um tema de extrema relevância e para nós. É muito gratificante, pois, temos trabalhado, com muita intensidade, em torno de temáticas de popularização da ciência e de inclusão social com sustentabilidade”, afirmou.
Para a secretária da Secti, Natassia Weba, a Semana de Ciência e Tecnologia é especial por tratar de um tema bastante importante para a gestão, que tem feito todo o esforço no sentido de ampliar o espaço da produção científica, com sustentabilidade e consciência social. “É uma temática que diz respeito a todos aqueles que compõem o sistema de ciência e tecnologia no Governo do Estado e que, temos certeza, vai agregar em torno deste cenário e somar na disseminação da produção científica, com mais responsabilidade ambiental e social”, frisou a gestora.
MAIS SOBRE O EDITAL
Os monitores, que receberão incentivo, na modalidade Bolsa de Monitoria para Eventos, certificado de participação com carga horária de 20h (que contará como atividade extracurricular) e também, alimentação durante os dias de evento.
Os selecionados participarão de treinamento a ser realizado antes do evento em Imperatriz-MA, para qualificação no atendimento e designação de tarefas.
A Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão trará diversos estandes – institucionais e de parceiros -,com exposições, mostras, interações com o público e, principalmente, muita divulgação da ciência maranhense.