Diretor-presidente da Fapema participa de reunião para desenvolver ações conjuntas nas áreas de Ciência e Tecnologia

0reuniao-saoluis-mcti
Por Ivanildo Santos 24 de fevereiro de 2016

0reuniao-saoluis-mctiO diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, participou, na última segunda-feira (22), no Palácio La Ravardière, de uma reunião com o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr., o chefe de gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Augusto de Azevedo, e representantes do Governo do Estado do Maranhão, com o intuito de desenvolver ações conjuntas nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Participaram também da reunião o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado, Jonathan Almada, a secretária de Informação e Tecnologia, Tati Lima, e a secretária de Articulação Institucional, Ana Paula Rodrigues.

Como consequência desse primeiro contato com o MCIT, está prevista a vinda do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para discutir o perfil dos projetos para São Luís, além da viabilidade.  

Seminário

Em São Luís, Carlos Azevedo participou do Seminário de Política e Planejamento da Ciência e Tecnologia do Maranhão: áreas estratégicas para políticas estruturantes, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Articulação Institucional.  

A secretária municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima, apresentou no seminário o projeto da Rede Metropolitana de Alta Velocidade (Remav). Na ocasião, a secretária municipal de Articulação Institucional, Ana Paula Rodrigues, destacou que o seminário é um dos passos para o avanço da integração entre os parceiros.

O projeto da Rede Metropolitana de Alta Velocidade (Remav) consiste na implantação de uma rede de fibra óptica para viabilizar internet em pontos estratégicos da cidade. A ferramenta visa instalar infovias públicas digitais em toda a capital, para interligar e melhorar o acesso aos serviços públicos municipais, com internet de alta velocidade, transparência, economia e eficiência, promovendo, também, a inclusão digital.