CONFAP e CNPq lançam chamada para pesquisadores doutores integrarem projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa

Por Leidyane Ramos 22 de outubro de 2020

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançam a Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2020, para pesquisadores doutores vinculados a instituições de pesquisa brasileiras integrarem equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC).

Parceria ERC-CONFAP-CNPq

Esta Chamada é lançada por meio do Acordo (Implementing Arrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o Confap, em 2016, e inclui o CNPq por meio do Arranjo Administrativo (Administrative Arrangement) assinado entre as instituições, em maio de 2018.

Em 2020, estão disponíveis para cooperação e integração de pesquisadores brasileiros, 545 projetos de pesquisa, multidisciplinares na fronteira do conhecimento, financiados pelo ERC. Alguns desses projetos reorientaram suas pesquisas para priorizar a busca por soluções para os problemas causados pela pandemia da Covid-19.

Fomento

Os projetos aprovados devem possivelmente ter início a partir do segundo semestre de 2021. As visitas poderão ser realizadas em um período contínuo ou divididas em visitas curtas, levando em consideração as restrições de cada país e instituições do grupo de pesquisa, em razão da pandemia de Covid-19. As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e o CNPq apoiarão os projetos aprovados viabilizando as despesas de viagem. Os pesquisadores brasileiros aprovados na chamada continuarão a receber seus salários ou bolsas de acordo com os termos e condições de suas instituições.

Os pesquisadores brasileiros visitantes aprovados e incorporados no grupo de pesquisadores financiados pelo ERC poderão receber suporte dos projetos ERC, e o fomento poderá ser negociado e definido entre os Pesquisadores Principais (ERC Grantees) e os pesquisadores brasileiros.

Confira a lista de FAPs que aderiram à Chamada:

1- FAPDF (Distrito Federal)
2- FAPEAL (Alagoas)
3- FAPEAM (Amazonas)
4- FAPEG (Goiás)
5- FAPEMA (Maranhão)
6- FAPEMIG (Minas Gerais)
7- FAPEPI (Piauí)
8- FAPERGS (Rio Grande do Sul)
9- FAPERJ (Rio de Janeiro)
10- FAPES (Espírito Santo)
11- FAPESC (Santa Catarina)
12- FAPESPA (Pará)
13- FAPESQ (Paraíba)
14- FAPT (Tocantins)
15- FUNCAP (Ceará)
16- FUNDECT (Mato Grosso do Sul)
17- FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA (Paraná)

*Outras FAPs ainda podem aderir à Chamada.

Submissão de Propostas

Para submeter uma proposta, o pesquisador vinculado a uma instituição brasileira deverá se cadastrar na plataforma do Confap (www.confap.org.br/news/ercform/public/login), observando as exigências do edital, para ter acesso à lista dos projetos fomentados pelo ERC que podem receber pesquisadores brasileiros, incluindo a descrição dos projetos fomentados pelo ERC e contatos dos pesquisadores desses projetos. Algumas FAPs podem ter critérios de elegibilidade específicos que devem ser consultados antes da submissão.

Cronograma:

– Abertura da Chamada: 21 de outubro de 2020.
– Apresentação da manifestação de interesse e pedido da lista: 01/02/2021
– Submissão de propostas: 01/03/2021

Mais Informações:

– Veja o depoimento do prof. Dante Barone, pesquisador da UFRGS, que realizou uma temporada curta em equipe financiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC) em 2019.

Fonte: ASCOM/Confap